Resumo
Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames.
A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.
Referências
BEATRIZ-AFONSO et al. Redes neuronais com protótipos para quantificar os determinantes do desempenho acadêmico: evidências de um país europeu. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 6-30, 2022. DOI: 10.20396/tsc.v9i2.17394. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17394.
DREYFUS, H. L.; DREYFUS, S. E. (1986). Mind over machine. Basil Blackwell (p. 5), apud FJELLAND, R. Why general artificial intelligence will not be realized. Humanities and Social Sciences Communications, v. 7, n. 10, p. 1, June 2020. DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-020-0494-4.
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