Resumo
Tendo como contexto a inclusão das novas tecnologias digitais no currículo escolar, este artigo tem por objetivo apresentar as políticas públicas de currículo e tecnologias da Austrália, identificando a presença de elementos relacionados a espaços e tempos maker criados por meio das TIC, bem como verificando se a adoção da cultura maker em processos educativos está sendo ressignificada, considerando-se a intencionalidade pedagógica, a relação com o currículo, a compreensão sobre os conhecimentos de distintas áreas do saber. Consiste em uma reflexão crítica sobre modelos, espaços, concepções e estratégias empregados na prática pedagógica com foco nessa cultura maker. Os resultados mostraram que o currículo australiano apresenta uma organização bem detalhada, com uma parte específica de tecnologias para a Educação Básica.
Referências
ACARA, Shape of the australian curriculum - bibliography - August, 2012. Disponível em: http://docs.acara.edu.au/resources/Shape_of_the_Australian_Curriculum_-_Bibliography_-_August_2012.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
ACKERMANN, E. Construtivismo ou construcionismo: qual é a diferença? Boston, EUA: MIT - Media Lab, 2001. Disponível em: https://learning.media.mit.edu/content/publications/EA.Piaget%20_%20Papert.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), XV, 2010, Belo Horizonte. Anais [...], p.1-14. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.
ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores - Praticar a teoria, refletir a prática. 2000. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
ALMEIDA, M. E. B. O aprender e a informática: a arte do possível na formação do professor. Cadernos Informática para a Mudança em Educação. MEC/ SEED/ ProInfo, 1999.
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. A formação de educadores em serviço com foco nas práticas escolares com o uso do laptop educacional em uma escola pública. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XIX, 2008, Fortaleza. Anais […], s. p. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. Disponível em: http://www.proativa.virtual.ufc.br/sbie/CD_ROM_COMPLETO/sbie_artigos_completo/anais_XIX_SBIE/XIX%20SBIE.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BEL, J.; BEL, T. Computational thinking and music learning. In: CONSTRUCTIONISM / INTERNATIONAL CONFERENCE CONSTRUCTIONISM, COMPUTATIONAL THINKING AND EDUCATIONAL INNOVATION, Vilnius, Lithuania, 2018. Proceedings […], ed. V. DAGIENĖ; E. JASUTĖ, Faculty of Philosophy/Vilnius Universit, p. 520-527, 2018. Disponível em: http://www.constructionism2018.fsf.vu.lt/file/repository/Proceeding_2018_Constructionism.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal da Base Nacional Comum Curricular Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 nov. 2018.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
DEWEY, J. Democracy and Education. New York: The Free Press, 1916.
FLORIDI, L. The onlife manifesto. Being human in a hyperconnected era. New York: Springer, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-04093-6. Acesso em: 23 out. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LENGEL, J. G. Educação 3.0. Estadão.edu [Portal], São Paulo, s. p., 7 nov. 2012. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,artigo-educacao-30,956582. Acesso em: 23 out. 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. São Paulo: EPU, 2013.
PÁDUA. E. M. M. de. Metodologia da pesquisa. Abordagem teórico-prática. ed. rev., ampl. Campinas, São Paulo: Papirus, 2017.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
PAPERT, S. Logo. Computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SILVA, M. G. M.; CONSOLO, A. T. O uso de dispositivos móveis na educação: o SMS como auxiliar na mediação pedagógica de cursos a distância. Quinto elemento, Natal, 2007. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20131932065b4717513331e763c47b13f/Dispositivos_moveis.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
VALENTE, J. A.. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (Org.). Cenários de Inovação para a Educação na Sociedade Digital. 1ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013, v. 1, p. 35-46.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (org). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 22-31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/iniciaissf.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. de. Visão analítica da informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, n.1, set. 1997, p. 45-60. Florianópolis: SBC-IE, UFSC. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2324/2083. Acesso em: 23 out. 2020.
VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, P. The construction of knowledge in maker education: A constructivist perspective. In: CONSTRUCTIONISM / INTERNATIONAL CONFERENCE CONSTRUCTIONISM, COMPUTATIONAL THINKING AND EDUCATIONAL INNOVATION, 2018a, Vilnius, Lithuania. Proceedings […], Faculty of Philosophy/Vilnius Universit, p. 472-480. Disponível em: http://www.constructionism2018.fsf.vu.lt/file/repository/Proceeding_2018_Constructionism.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, I. Constructionism in different cultures: the case of Brazil. In: CONSTRUCTIONISM / INTERNATIONAL CONFERENCE CONSTRUCTIONISM, COMPUTATIONAL THINKING AND EDUCATIONAL INNOVATION, Vilnius, Lithuania, 2018b. Proceedings […], Faculty of Philosophy/Vilnius Universit, p. 481-487. Disponível em: http://www.constructionism2018.fsf.vu.lt/file/repository/Proceeding_2018_Constructionism.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Claudia Mandaio, Marisa Garbellini Sensato