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Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
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Palavras-chave

Pensamento computacional
Jogos digitais
Educação

Como Citar

SILVA, Kennedy dos Santos; PEREIRA, Nícolas Pierim; ODAKURA, Valguima Victoria Viana Aguiar. Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 48–70, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14706. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14706. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

O Pensamento Computacional, conceito amplamente divulgado e empregado em diversos trabalhos na literatura, é considerado uma habilidade fundamental para todas as pessoas. Este artigo relata o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta educacional intitulada “Desplugadamente” com o objetivo de estimular as habilidades do Pensamento Computacional. Foi aplicado um modelo avaliativo para verificar a utilização da tecnologia com crianças do Ensino Fundamental II. A ferramenta apresenta atividades em papel utilizando a estratégia Computação Desplugada e atividades web utilizando a estratégia Jogos Digitais.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14706
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