Resumo
As Rodas de Invenções são experiências de criatividade participativa que mobilizam a imaginação articulando: leitura de histórias instigantes, exploração mão na massa de materiais selecionados, construção de artefatos, criação e compartilhamento de novas narrativas. A proposta catalisa Aprendizagem Criativa, em sintonia com a pesquisa de Mitchel Resnick, desdobrada a partir do Construcionismo, inaugurado por Seymour Papert. Neste artigo compartilharemos pressupostos teóricos e experiências práticas que contribuíram para o surgimento das Rodas de Invenções, apresentaremos a essência de sua estrutura (framework) e, também, o Kit Catalisador, sustentável e aberto, desenhado para que outros educadores possam mediar rodas e remixá-las em seus contextos. A proposta é ilustrada pelo relato de um ciclo de Rodas realizado no Mirante Cultural (Pirituba, São Paulo-SP).
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa; Construcionsimo; Educação Mão na Massa; Narrativas; Cidade Educadora.
Referências
ACKERMAN, E. K. Experiences of artifacts: People’s appropriations/objects’ “affordances”, 2007. In: GLASERSFELD, E. (Ed.), Key works in radical constructivism, Rotterdam: Sense Publishers, 2007. p. 249–259.
BROWN, P. O Jardim Curioso. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
CARVALHO, J. S. Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência escolar. São Paulo: Summus, 2016.
CLAPP, E. Participatory Creativity: Introducing Access and Equity to the Creative Classroom. Routledge, New York: 2017.
CLAPP, E.; ROSS, J. O.; RYAN J.; TISHMAN S. Maker-Centered-Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds. Jossey-Bass, 2017.
EISENBERG, M. Mindstuff: Educational Technology Beyond the Computer. Convergence, v. 9, n. 2, p. 29-53 2003.
FURNARI, E. Lolo Barnabé. São Paulo: Moderna, 2010.
FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 2002.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. Basic Books, Nova York: 1993.
RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers and Play. Cambridge, Massachusetts. The MIT Press, 2017.
RICCI, P. Circles of Inventions: A Management and Scaffolding Strategy for Maker Centered Classrooms, 2019. Integrative Project for MA in Instructional Technology and Media at Teachers College, Columbia University, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tjLjMRu8RF_QEMkbA-FiTwhGS92wxdT4/view. Acesso em: 28 jul. 2020.
YAMADA, K. O que você faz com uma ideia? São Paulo: Vooinho, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Simone Kubric Lederman, Paola Salmona Rocci, Rita Junqueira de Camargo, Naima D'Auria Rocha