Resumo
Este artigo propõe uma Taxonomia e uma Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores na escolha e incorporação da tecnologia digital em sala de aula. A análise se caracterizou por utilizar uma metodologia teórica descritiva fundamentada nos estudos de Manning y Johnson e na teoria Hype-cycle de Gartner. O resultado considera quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; e Tecnologia Assistiva. Todas estas contem ferramentas específicas que se subdividem em razão de suas características. A matriz de decisão permite aos professores conhecer e avaliar ferramentas individuais e determinar quais dessas atendem às necessidades de ensino, previamente planejadas.
Referências
FENN, J. The Microsoft System Software Hype Cycle Strikes Again. Gartner Group, 1995.
ILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004 ___________. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GABRIEL, M. Educar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; MARTÍN, A. H. Las Tecnologías de la información y la comunicación en el contexto educativo actual. In. GARCÍA-VALCÁRCEL, A.; MARTÍN, A. H. Recursos Tecnológicos para la enseñanza e innovación educative. Madrid: Sintesis, 2013.
GARCÍA-VALCÁRCEL, A. et al Las implicaciones educativas de las redes sociales. In. Aguaded, J. I.; Cabero, J. Tecnologías y medios para la educación en la e-sociedad. Madrid: Alianza, 2013.
MANNING, S.; JOHNSON, K. E. The technology toolbelt for teaching. São Francisco/EUA: Jossey-Bass, 2011. MARTINEZ, M.J.; LAHONE, C.O. Planejamento escolar. São Paulo: Saraiva 1997.
NAGEL, D. Most college students to take classes online by 2014. Campus Technology, 2009. Disponível em: http://campustechnology.com/Articles/2009/10/28/Most-College-Students-To-Take-Classes-Online-by-2014.aspx>. Acessado em: 10/03/2014
SANTAELLA, L. Cultura das Mídias Revisitada. In: SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SCHMIDT, E.; COHEN, J. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios, Rio de Janeiro: Intríseca, 2013.
THE TECHNIUM. The Amount of Information in the World. 2011. Disponível em: http://kk.org/thetechnium/2011/03/the-amount-of-i/?. Acesso em: 10/03/2014
ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. M. R.; ÁVILA, B.; AMARAL É. VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim. Porto Alegre: Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 1, julho, 2012.
ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. M. R.; KLERING, L. R. e-Maturity (e-M): construção e elaboração do questionário de autoavaliação da Gestão Tecnopedagógica. Porto Alegre: Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, V. 11 Nº 1, julho, 2013.
ZEDNIK, H., TAROUCO, L. M. R., KLERING, L. R., GUERRA, E. P. M., GARCIA-VALCARCEL, A. Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2014 -Tecnologias Digitais e Educação: Integração, Mediação e Construção do Conhecimento, 2014, Dourados - MS, 2014a. p.1 – 10.
ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. M. R.; KLERING, L. R. Incorporação das TIC à prática pedagógica: indicadores para o desenvolvimento da e-Maturity. In: Formação a distância para gestores da Educação Básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Escola de Gestores/ Ministério da Educação, 2014b.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento