Banner Portal
Chamada de artigos para edição de Julho/2021

A Revista TSC é um periódico semestral, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência e resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins. Seu cunho interdisciplinar prioriza alguns tópicos de interesse, sem se limitar a eles:

  • Aprendizagem baseada no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o aprendiz e/ou os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Docência e atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o educador, sua formação e práticas educacionais.
  • Aprendiz e sua atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando práticas educacionais e/ou processos de construção de conhecimento.
  • Desenvolvimento de materiais para o contexto digital focalizando a organização de conteúdos para os processos de ensino e de aprendizagem; concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, tecnologias assistivas, entre outros assuntos relacionados.
  • Políticas públicas, concepção, planejamento e execução de projetos educacionais que fazem uso (ou para o uso) de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
  • Aspectos teóricos relacionados ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos de aprendizagem diversos: escolas, museus, empresas etc.
  • Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de softwares e aplicações educacionais, incluindo Jogos, simulação, robótica, realidade virtual, etc.
  • Ambientes Computacionais para Cooperação/Colaboração em contextos de ensino e de aprendizagem: blogs, wikis, vídeo/audio-casts, AVAS, etc.
  • Concepção, desenvolvimento e avaliação de soluções utilizando Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para promoção da aprendizagem.
  • Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para a promoção da aprendizagem.

As submissões para o volume 8, número 1 (julho/2021) serão aceitas até 08 de março de 2021 exclusivamente por este sistema hospedado em https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc. e não mais pelo antigo sistema hospedado no domínio do NIED (https://www.nied.unicamp.br/). 

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/about/submissions.

NOVIDADE: acompanhe a Live de lançamento da edição anterior sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica em nosso canal no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ.

Equipe Editorial