Banner Portal
Entre o clássico e o contemporâneo
PDF

Palavras-chave

Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Como Citar

MARINO, Gabriela; COSTA, Maria Conceição da; SACRAMENTO, Jonatan. Entre o clássico e o contemporâneo: uma breve introdução aos Estudos Sociais da Ciência. Tematicas, Campinas, SP, v. 30, n. 60, p. 6–14, 2023. DOI: 10.20396/tematicas.v30i60.18302. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/18302. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Nesse texto, propomos uma breve apresentação do campo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e apresentamos os cinco artigos que compõe o dossiê. Nosso objetivo é convidar o público leitor a adentrar nesse campo que, em breve, completará 100 anos.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v30i60.18302
PDF

Referências

ANDERSON, Warwick. Colonial Pathologies. American Tropical Medicine, race, and hygiene in the Phillipines. Durham: Duke University Press, 2006.

BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. São Paulo: Editora da UNESP, 2009 [1976].

DE LA CADENA, Marison. Earth Beings. Ecologies of practice across Andean worlds. Durham: Duke University Press, 2015.

FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010 [1935].

HARAWAY, Donna. Primate visions: gender, race, and the nature in the world of modern science. New York; London: Routledge; Taylor & Francis, 1989.

HARDING, Sandra. The science question in feminism. Ithaca: Cornell University Press, 1986.

JORDANOVA, Ludimilla. Sexual visions: images of gender in science and medicine between the eighteenth and twentieth centuries. New York: Harvester Wheatsheaf, 1989.

KELLER, Evelyn Fox. Reflections on gender and science. New Haven: Yale University Press, 1985.

KNORR-CETINA, Karin. The manufacture of knowledge: an essay on the constructivist and contextual nature of science. Oxford: Pergamon, 1981.

KREIMER, Pablo. Estudio preliminar. El conocimiento se fabrica. ¿Cuándo? ¿Dónde? ¿Cómo? In: KNORR-CETINA, Karin. La fabricación del conocimiento. Un ensayo sobre el carácter constructivista y contextual de la ciencia. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2005.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2012 [1962].

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997 [1979].

LONGINO, Helen. Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in Scientific Inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

LÖWY, Ilana. L'emprise du genre: masculinité, féminité, inégalité. Paris: Dispute, 2006.

LYNCH, Michael. Scientific practices and ordinary aetion. Ethnomethodology and social studies of science. Nueva York: Cambridge University Press, 1983.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia: introdução à sociologia do conhecimento. Porto Alegre: Globo, 1950.

MERCHANT, Carolyn. The death of nature: Women, ecology, and the scientific revolution. New York: Harper & Row, 1980.

MERTON, Robert. Ensaios de Sociologia. São Paulo: Editora 34, 2013.

POTTER, Elizabeth. Gender and Boyle's law of gases. Bloomington: Indiana University Press, 2001.

SCHIEBINGER, Londa. The mind has no sex? Women in the origins of modern science. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

SHAPIN, Steven; SCHAFFER, Simon. Leviathan and the air-pump: Hobbes, Boyle, and the experimental life. Princeton: Princeton University Press, 1985.

TRAWEEK, Sharon. Beamtimes and lifetimes: The world of high energy physics. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Gabriela Marino, Maria Conceição da Costa, Jonatan Sacramento

Downloads

Não há dados estatísticos.