Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certifique-se de que a contribuição é original e inédita. Isso implica que o manuscrito submetido não foi publicado anteriormente em uma revista científica e não está sendo avaliado para publicação em outro periódico. Para tanto, é necessário preencher o Termo de Originalidade, assinar e anexar digitalmente o arquivo no sistema. Repita o mesmo passo do upload do artigo submetido para esta ação.
  • Certifique-se de que o arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Verifique se as URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Verifique se foi usado o Template e se texto está seguindo as orientações contidas nele. As instruções básicas são: texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Verifique se o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Certifique-se de apresentar registro iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.

Diretrizes para Autores

Temáticas recebe manuscritos inéditos e de reconhecido mérito científico nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Demografia, História, Letras, Economia etc.  Recebemos tanto artigos livres em fluxo contínuo (que devem ser submetidos na "Seção Livre") quanto manuscritos para dossiês (que devem ser enviados apenas para chamadas abertas na seção "dossiê"). A autoria dos manuscritos deve estar cursando pelo menos a pós-graduação.

São aceitos manuscritos nas seguintes categorias:

  • Artigos originais e inéditos, resultados de pesquisa empírica, teórica ou conceitual. Os manuscritos devem conter entre 30.000 e 60.000 caracteres, com espaço, excetuando-se a bibliografia, títulos e resumo. Os manuscritos devem ser redigidos prioritariamente em português ou espanhol. Em casos específicos, aceita-se a publicação de textos em inglês ou francês.
  • Resenhas bibliográficas: revisão crítica de livros que tenham sido publicados no Brasil ou no exterior nos três últimos anos. As resenhas devem seguir o padrão de publicação da revista Temáticas, contendo no máximo 8 laudas. 
  • Entrevistas: conversas realizadas com intelectuais e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, acompanhadas de autorização do entrevistado. 
  • Tradução: artigos ou capítulos de livros inéditos no Brasil. Não há restrições quanto ao idioma do texto de partida. As traduções devem ser acompanhadas com a autorização por escrito do(s) autor(es) ou da(s) entidade(s) detentora(s) de seus direitos para publicação na Temáticas.

Atenção: ao submeter manuscritos à Temáticas, os autores devem estar atentos às diretrizes abaixo. Para a avaliação não serão considerados trabalhos que não atendam aos critérios de publicação nesta revista. No caso de dúvida, o autor ou a autora deve estrar em contato com os editores da revista através do e-mail: tmaticas@unicamp.br

 

Normas para preparação dos manuscritos

1. O trabalho deve ser enviado anonimamente, sem qualquer identificação de autoria. No caso do aceite de trabalhos, a versão final deve conter dados sobre filiação institucional dos autores e e-mail para contato.

2. O manuscrito deve ter extensão.doc, .docx ou .rtf. Além disso, deve ser entregue em papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Todas as margens devem ser de 2 cm.

3. Todos os manuscritos (artigos, resenhas, traduções etc.) devem conter, obrigatoriamente:

i) Títulos: título em português, título em inglês e título em espanhol

ii) Resumos: resumo em português, abstract e resumen (máximo de 250 palavras)

iii) Palavras-chave: em português, em inglês e em espanhol (máximo de 5 palavras-chaves). As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula.

iv) Referências, seguindo o formato ABNT - 6023/2018, devem estar dispostas no final do texto. Só devem ser incluídos trabalhos citados no texto.

Considerações sobre referências:

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, (em caixa alta). A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora, ano de publicação. 

Capítulo de livro: SOBRENOME, nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome do (s) organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial e final do capítulo referenciado.

Artigo de periódico: SOBRENOME, nome. Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data da publicação.

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, nome. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data.

Documentos em meio eletrônico: Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

4. Outras indicações sobre formatação dos textos (Citações, notas, imagens e tabelas)

Citações: As citações devem seguir o formato ABNT, cujas diretrizes básicas são as seguintes:

(i) As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto;

(ii) As citações de mais de 3 (três) linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 2 cm da margem esquerda e 2 cm da margem direita, em tamanho 12, espaçamento simples. Se for o caso, indicar “grifos no original”, “grifo nosso”, ou equivalentes. 

(iii) O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (TORRES, 1978). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Segundo Schaff (1992)...”. Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, separada(s) por vírgula e precedida(s) de p. (DELOUYA, 1994, p.54).- As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (MARX, 1984a), (MARX, 1984b). Quando a obra tiver dois autores, ambos são indicados, ligados por ";" (LAMOUNIER; MENEGUELLO, 1986) e quando tiver três ou mais, indica-se o primeiro seguido de et al. (WEFFORT et al., 1988)

Notas Explicativas de rodapé: são utilizadas para comentários ou esclarecimentos. Devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé da página, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).

Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto. 

5. Carta de Originalidade

  • 5.1 A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos os autores, atestando que o manuscrito é original. 
  • 5.2 A carta deve ser baixada, preenchida, assinada, digitalizada e inserida no sistema, no ato da submissão do trabalho em Declarações de Originalidade. Para preencher basta cliclar em:  "Declaração de Originalidade".

6. Cadastro no ORCID

  • 6.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê da revista Temáticas tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmicae o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • 6.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • 6.3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastroÉ obrigatório o registro ORCID de todos os autores.


7. Uso do Template

Os trabalhos submetidos à revista Temáticas deverá utilizar o template e seguir as orientações contidas nele.


8. Preenchimento dos Metadados de Submissão

8.1 Ao se cadastrar na revista Temáticas e submeter um manuscrito, solicitamos atenção ao preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês / espanhol), os dados do segundo e do terceiro idioma deverão também ser preenchidos.

8.2 Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.

8.3 Atenção: não colocar as palavras em caixa alta

8.4 Os metadados exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

  • Título: Se o título do manuscrito começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA. Para separar título e subtítulo não é necessário colocar dois pontos “:”, pois o sistema preenche sozinho. Preencher o título nos três idiomas.
  • Subtítulo: Incluir o subtítulo iniciado sempre por minúsculo. Preencher subtítulo nos três idiomas.
  • Resumo: Incluir o resumo em português, inglês e espanhol em cada subcampo, com o limite de 250 palavras.
  • Informações de Cobertura: Incluir nesta área a localidade e temporalidade (Ex.: Brasil; Contemporâneo / Século XXI; Global). Fazer o mesmo para o inglês e o espanhol).
  • Tipo: Incluir neste campo o tipo de suporte. (Ex.: Texto para português; Text para inglês e Texto para o espanhol).
  • Direitos: Neste campo, coloque a licença do Creative Commons da revista: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
  • Idiomas: Informe os três idiomas da submissão, incluindo apenas as siglas dos idiomas. (Ex.: para Português – pt / para Inglês – en / para o espanhol – es).
  • Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Ex.: Ciências Sociais).
  • Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Iniciar cada palavra maiúsculo e pressionar <enter> ao inserir uma palavra (Ex.: Raça / Democracia racial / Florestan Fernandes / Gilberto Freyre).
  • Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Exe.: FAPESP – Processo n.2020/001258).

Fonte: adaptado da RDBCI (UNICAMP)

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