Entre o rural e o urbano

os caminhos percorridos pelas crianças em um bairro periférico de João Pessoa (PB)

Autores

  • Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia Ferreira Pires Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11616

Palavras-chave:

Crianças, Caminhos, Rural, Urbano, Cidade, João Pessoa (PB)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e refletir como os caminhos entre o espaço urbano e rural na comunidade de Gramame, localizada na região sul da capital paraibana, são percorridos e apreendidos pelas crianças ao longo do deslocamento à pé de suas residências até a Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) -, instituição em que participam de atividades educacionais no contraturno da escola regular. Neste movimento, destacam-se como os caminhos ganham vida e são transformados pelas ações das crianças nas ruas esburacadas que as levam à EVOT, emergindo o que elas entendem a respeito do bairro onde moram diante das abruptas transformações que assistem em relação ao meio ambiente em urbanização acelerada. Diante disso, revelaram-se memórias e vivências no/ do bairro em seus diversos elementos, os quais foram (re) significados pelas crianças a partir de diálogos e de outras ações as quais se envolveram. Por fim, traça-se um balanço de como os caminhos entre o urbano, no qual as crianças residem, e o rural, em que a EVOT se situa, provocam aprendizagens e (re) criam ações envolvidas em múltiplos sentidos e sensações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Jeniffer Rodrigues de Mendonça, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Flávia Ferreira Pires, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Pós-Graduação em Sociologia e da Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

BOURDIEU, Pierre. [1930]. Razões práticas: Sobre a teoria da ação.Campinas: Papirus, 1996.

CASTRO, Lucia Rabello de. ‘A aventura da ação e a participação das crianças na cidade’. In:______. O futuro da infância e outros escritos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, p. 145-174, 2013.

FERREIRA, Manuela. A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos! as crianças como atores sociais e a (re)organização social do grupo de pares no quotidiano de um jardim de infância. Tese de Doutorado, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto. Portugal, 2002.

INGOLD, Tim. ‘O Dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção’. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

MENDONÇA, K. J. R. de; PIRES, F. F. Entre o rural e o urbano: os caminhos percorridos pelas crianças em um bairro periférico de João Pessoa (PB). Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 21–52, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11616. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11616. Acesso em: 25 jan. 2022.