Éducation, culture et luttes sociales : retentissements en terre de mandonisme et de patriarcat

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17509

Mots-clés :

Éducation, Culture, Luttes sociales

Résumé

Le Dossier présenté dans l'édition 2022 intitulé « Anarchisme international : éducation, culture et luttes sociales », organisé par Pere Solà Gussinyer, Doris Accioly e Silva et Luciana Eliza dos Santos, réunit des chercheurs, des documentalistes et des écrivains anarchistes des horizons les plus divers. En fait, c'est un sujet d'intérêt international, avec des propositions qui répondent aux luttes sociales, en faveur d'une culture et d'une éducation qui incluent des revendications toujours présentes et nécessaires pour les groupes sociaux dans la lutte pour de meilleures conditions de vie et la justice sociale.

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Bibliographies de l'auteur

Maria Cristina Menezes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Professora de História da Educação na FE-UNICAMP; Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

Joel Martins Luz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É docente do curso de Biblioteconomia da UFMT desde de 2014. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. É Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP e egresso do Curso técnico em Canto do Conservatório Carlos Gomes de Campinas.

Références

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Publiée

2022-12-31

Comment citer

MENEZES, Maria Cristina; PINHEIRO, Maria de Lourdes; MARTINS LUZ, Joel; ARAUJO DE OLIVEIRA, André. Éducation, culture et luttes sociales : retentissements en terre de mandonisme et de patriarcat. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17509. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17509. Acesso em: 7 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

EDITORIAL