Educación, cultura y luchas sociales: reverberaciones en una tierra de mandonismo y patriarcalismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17509

Palabras clave:

Educación, Cultura, Luchas sociales

Resumen

El Dossier presentado en la Edición 2022 titulado “Anarquismo Internacional: Educación, Cultura y Luchas Sociales”, organizado por Pere Solà Gussinyer, Doris Accioly e Silva y Luciana Eliza dos Santos, reúne a investigadores, documentalistas y escritores anarquistas de las más diversas procedencias. De hecho, es un tema de interés internacional, con propuestas que dan respuesta a las luchas sociales, a favor de una cultura y una educación que incluyan reclamos aún presentes y necesarios para los grupos sociales en la lucha por mejores condiciones de vida y justicia social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Menezes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Professora de História da Educação na FE-UNICAMP; Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

Joel Martins Luz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É docente do curso de Biblioteconomia da UFMT desde de 2014. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. É Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP e egresso do Curso técnico em Canto do Conservatório Carlos Gomes de Campinas.

Citas

.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

MENEZES, Maria Cristina; PINHEIRO, Maria de Lourdes; MARTINS LUZ, Joel; ARAUJO DE OLIVEIRA, André. Educación, cultura y luchas sociales: reverberaciones en una tierra de mandonismo y patriarcalismo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17509. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17509. Acesso em: 7 jul. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL