Gestion academique et administrative pendant la pandemie

collective, invisibilite, responsabilite sociale et disputes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15857

Mots-clés :

Gestão, Pandemia, Universidade

Résumé

Comprendre l'expérience humaine avec la pandémie de Covid-19, qui a provoqué des bouleversements dans le travail et la vie sociale de toutes les personnes est un exercice nécessaire pour que le passage à une période post-pandémique se fasse en toute sécurité, y compris en traitant d'un autre réalité dans laquelle d'autres manières d'agir résultant de l'apprentissage accumulé seront nécessaires. Cet article est le résultat d'un examen rétrospectif et analytique de l'expérience de gestion académique et administrative de la Faculté d'éducation de l'USP au cours des 18 premiers mois de la pandémie. Il cherche à identifier les procédures adoptées pour maintenir le fonctionnement de l'institution, assurant la réalisation de ses objectifs, sans enfreindre les protocoles de biosécurité, essentiels à la préservation des vies et à l'équilibre dans les relations établies entre les personnes impliquées.

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Bibliographies de l'auteur

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas. Fonte: Currículo Lattes.

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015.Foi membro titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É membro do Comitê Editorial de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática. Fonte: Currículo Lattes.

Références

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NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 27 da Gestão FEUSP 2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-27-da-gestao-feusp-2018-2022-1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.

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NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 35 da Gestão FEUSP 2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-35-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.

NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 36 da Gestão FEUSP 2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-36-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.

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SANTOS, Vinício de Macedo. Educação pública brasileira: lengua de madera e políticas de apagamento. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 289-308.

Publiée

2021-12-07

Comment citer

NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Gestion academique et administrative pendant la pandemie: collective, invisibilite, responsabilite sociale et disputes. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021029, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15857. Acesso em: 5 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOCUMENTO/DOSSIÊ