ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
1
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
A GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA DURANTE A PANDEMIA:
COLETIVO, INVISIBILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E DISPUTAS
Marcos Garcia Neira
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil
mgneira@usp.br
Vinício de Macedo Santos
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil
vms@usp.br
RESUMO
Entender a experiência humana vivenciada com a pandemia da Covid-19, que provocou
sobressaltos, reviravoltas na vida laboral e social de todas as pessoas é um exercício necessário
de modo que a transição para um período pós-pandêmico ocorra de maneira segura,
compreendendo tratar-se de uma outra realidade em que outros modos de agir decorrentes das
aprendizagens acumuladas serão necessários. O presente artigo é resultado do exame
retrospectivo, analítico, da experiência de gestão acadêmica e administrativa da Faculdade de
Educação da USP nos primeiros 18 meses da pandemia. Busca identificar os procedimentos
adotados para manter em funcionamento a instituição, garantindo o alcance de seus objetivos,
sem descumprir os protocolos de biossegurança, essenciais à preservação das vidas e do
equilíbrio nas relações estabelecidas entre as pessoas envolvidas.
Palavras-chave: Gestão. Pandemia. Universidade
GESTIÓN ACADÉMICA Y ADMINISTRATIVA DURANTE LA PANDEMIA:
COLECTIVO, INVISIBILIDAD, RESPONSABILIDAD SOCIAL Y DISPUTAS
RESUMEN
Comprender la experiencia humana con la pandemia de Covid-19, que provocó conmociones,
trastornos en la vida laboral y social de todas las personas, es un ejercicio necesario para que la
transición a un período pospandémico se produzca de forma segura, incluyendo el tratamiento
de si viene de otra realidad en la que serán necesarias otras formas de actuación derivadas del
aprendizaje acumulado. Este artículo es el resultado de un examen retrospectivo y analítico de
la experiencia de gestión académica y administrativa de la Facultad de Educación de la USP en
los primeros 18 meses de la pandemia. Busca identificar los procedimientos adoptados para
mantener la institución en funcionamiento, asegurando el logro de sus objetivos, sin incumplir
los protocolos de bioseguridad, fundamentales para la preservación de la vida y el equilibrio en
las relaciones que se establecen entre las personas involucradas.
Palabras clave: Gestión. Pandemia. Universidad.
ACADEMIC AND ADMINISTRATIVE MANAGEMENT DURING THE
PANDEMIC: COLLECTIVE, INVISIBILITY, SOCIAL RESPONSIBILITY AND
DISPUTES
ABSTRACT
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
2
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
Understanding the human experience with the Covid-19 pandemic, which caused upheavals in
the work and social life of all people is a necessary exercise so that the transition to a post-
pandemic period occurs in a safe way, including treating if from another reality in which other
ways of acting resulting from accumulated learning will be necessary. This article is the result
of a retrospective, analytical examination of the experience of academic and administrative
management at the Faculty of Education at USP in the first 18 months of the pandemic. It seeks
to identify the procedures adopted to keep the institution functioning, ensuring the achievement
of its objectives, without breaching the biosafety protocols, essential to the preservation of lives
and balance in the relationships established between the people involved.
Keywords: Management. Pandemic. University.
GESTION ACADEMIQUE ET ADMINISTRATIVE PENDANT LA PANDEMIE:
COLLECTIVE, INVISIBILITE, RESPONSABILITE SOCIALE ET DISPUTES
RÉSUMÉ
Comprendre l'expérience humaine avec la pandémie de Covid-19, qui a provoqué des
bouleversements dans le travail et la vie sociale de toutes les personnes est un exercice
nécessaire pour que le passage à une période post-pandémique se fasse en toute sécurité, y
compris en traitant d'un autre réalité dans laquelle d'autres manières d'agir résultant de
l'apprentissage accumulé seront nécessaires. Cet article est le résultat d'un examen rétrospectif
et analytique de l'expérience de gestion académique et administrative de la Faculté d'éducation
de l'USP au cours des 18 premiers mois de la pandémie. Il cherche à identifier les procédures
adoptées pour maintenir le fonctionnement de l'institution, assurant la alisation de ses
objectifs, sans enfreindre les protocoles de biosécurité, essentiels à la préservation des vies et à
l'équilibre dans les relations établies entre les personnes impliquées.
Mots clés: Gestion. Pandémie. Université.
INTRODUÇÃO
Umas mais outras menos, pessoas e instituições sofrem os efeitos dos acontecimentos.
Partindo dessa premissa, é indiscutível que a pandemia de Covid-19 que assolou o planeta em
2020 e 2021 impactou profundamente a sociedade, a começar pelas mais de quatro milhões de
vidas ceifadas1, até a necessidade de inventar ou assumir outras condutas perante hábitos
simples e cotidianos. As medidas protetivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde
levaram à modificação de comportamentos que extrapolam o necessário distanciamento social,
a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras. A permanência em domicílio
impulsionou o home office, o e-commerce, as reuniões virtuais, fez aumentar o consumo de
conteúdos digitais, forçou a reorganização dos ambientes domésticos e, principalmente, das
1 Durante a escrita deste texto, a quantidade de brasileiros e brasileiras que perderam suas vidas ultrapassou
563.000 e os depoimentos coletados pela CPI da pandemia responsabilizam indubitavelmente o governo federal.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
3
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
rotinas de trabalho. Grande parte das atividades que anteriormente requisitavam o agrupamento
de pessoas foram interrompidas ou sofreram profundas alterações. Seguindo as recomendações
das autoridades sanitárias brasileiras, o Conselho Nacional de Educação determinou o
fechamento das escolas e universidades, tendo sido acompanhado pelos Conselhos Estaduais e
Municipais de Educação que flexibilizaram o calendário e autorizaram o chamado ensino
remoto emergencial.
Nesse contexto, os docentes, estudantes e, na sua quase totalidade, funcionários técnicos
e administrativos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)
enfrentaram o desafio de migrar as atividades acadêmicas e administrativas para o meio remoto.
Gerir tal processo implicou adaptar processos, reconstruir fluxos e criar métodos de trabalho
específicos. Em muitos casos, baseados no ensaio e erro. Afinal, nada se sabia sobre a
administração de uma unidade universitária em tempos de pandemia. Sem qualquer intenção
de modelizar a experiência, o presente artigo busca identificar os procedimentos adotados para
manter em funcionamento a instituição, garantindo o alcance de seus objetivos, sem descumprir
os protocolos de biossegurança, essenciais à preservação das vidas de todas as pessoas
envolvidas. Para tanto, elegemos os boletins informativos emitidos mensalmente como fontes
documentais. Em certo sentido, constituem um registro das iniciativas e encaminhamentos para
responder às demandas e solucionar os problemas que surgiram durante o período excepcional
de isolamento social ocasionado pela pandemia. Como é notório, os efeitos do isolamento e da
atividade remota (possibilidade primordial de proteção e manutenção das tarefas), sobre
funcionários, docentes e estudantes geraram a necessidade de comunicação entre a direção e os
diferentes segmentos da comunidade feuspiana. Essa carência foi suprida com o Boletim da
Gestão mensal e pelos comunicados da direção em áudios semanais (instituídos com a
pandemia e veiculados todas as segundas-feiras), operando como um mecanismo simbólico de
quebra do silêncio e isolamento enquanto perdurou a quarentena. As mensagens visaram
reportar dados, promover e provocar reflexões sobre a pandemia, além de comunicar as tomadas
de decisões e encaminhamentos cotidianos no período mais intenso da pandemia.
Publicado no site2 institucional e encaminhado por e-mail a estudantes, docentes e
funcionários técnicos e administrativos na primeira semana de cada mês, o Boletim da Gestão
FEUSP 2018-2022 foi um dos dispositivos3 utilizados para manter a comunidade a par dos
trabalhos realizados pela diretoria desde sua posse, em abril de 2018. Organizado em tópicos
2 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/feusp/diretoria/boletins-da-gestao-feusp-2018-2022. Acesso em: 24 jul.
2021.
3 Conforme consta nos boletins publicados entre março e novembro de 2020, também foram encaminhados áudios
semanais por e-mail e mensagens de WhatsApp.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
4
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
de caráter informativo, cada qual sumariza as atividades realizadas sem maior preocupação com
descrições detalhadas. A análise da massa documental produzida entre abril de 2020 e junho de
2021 objetivou apreender os significados, circunstâncias e peculiaridades da gestão acadêmica
e administrativa da Faculdade de Educação nesse tempo excepcional de distanciamento social
imposto pela pandemia de Covid-19.
O exame criterioso dos comunicados permite categorizar as ações voltadas para a gestão
administrativa e acadêmica da seguinte forma: 1. A força do coletivo descreve o acionamento
de instâncias coletivas existentes ou especialmente criadas para discutir e adequar os trabalhos
ao novo formato; 2. Ações invisíveis, mas fundamentais, aborda as tarefas presenciais de suporte
ao ensino, pesquisa e extensão que não puderam ser interrompidas; 3. Acolhimento e
responsabilidade social, descreve a mobilização institucional para responder ao mal-estar
gerado pelo apagão dos serviços educacionais durante o isolamento e 4. Enfrentamentos e
disputas, relata algumas das dificuldades adicionais ao quadro pandêmico.
A FORÇA DO COLETIVO
Os primeiros boletins publicados no período de distanciamento social evidenciam a
preocupação da gestão com o envolvimento de diferentes setores da unidade na análise da
situação e na produção de alternativas para reorganizar e desenvolver as atividades.
Organização do fechamento da FEUSP como medida de prevenção à
pandemia - Após conversas com a Equipe Administrativa e definição coletiva
das ações, os diversos setores elaboraram planos de trabalho remoto que foram
aprovados em reunião extraordinária do CTA. Todos os prédios da FEUSP
foram fechados no dia 23/03. (BOLETIM nº 234, grifos do documento).
Criação do Comitê Permanente e da Comissão de Acompanhamento e
Gestão Acadêmica - Esses colegiados estão em operação durante o período
de crise. Objetivam analisar as situações que se apresentam, discuti-las e
sugerir encaminhamentos às instâncias cabíveis sem ferir sua autonomia.
Desde então, todas as ações têm sido comunicadas por e-mail e publicadas no
site institucional. (BOLETIM nº 23, grifos do documento).
Áudios semanais - Desde o dia 30/03, a comunidade tem sido informada
semanalmente dos acontecimentos por meio de mensagens de áudio.
(BOLETIM nº 23 a 31).
Composto por docentes, estudantes e funcionários técnicos e administrativos, entre eles
a enfermeira da Escola de Aplicação da FEUSP, o Comitê Permanente Covid-19
4 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-23-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf.
Acesso em: 17 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
5
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
responsabilizou-se inicialmente pela definição de uma política de proteção e atendimento da
comunidade feuspiana. Por sua vez, a criação da Comissão de Acompanhamento e Gestão
Acadêmica deveu-se à necessidade de coordenar as atividades acadêmicas no momento inicial
da pandemia em que as reuniões remotas dos colegiados institucionais (Congregação, Conselho
Técnico-Administrativo, conselhos departamentais e comissões estatutárias) ainda não haviam
sido autorizadas pela reitoria da universidade, o que veio a ocorrer em meados de maio
daquele ano mediante a publicação de uma resolução específica. Compunham a Comissão de
Acompanhamento e Gestão a diretoria, chefias de departamento, presidências de comissões
estatutárias (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão), e as coordenações dos
cursos de Pedagogia, das demais licenciaturas e da Comissão de Cooperação Nacional e
Internacional.
O Comitê Permanente discutiu medidas de apoio às mães moradoras no Crusp,
identificou algumas dificuldades e procurou a SAS e os diretores de outras
Unidades em busca de soluções. Também foram discutidas práticas de
cuidado que incluem a elaboração de um instrumento para melhor conhecer a
situação de saúde, vida, trabalho, estudo e pesquisa dos membros da
comunidade com o objetivo de implementar ações que melhorem o bem-estar
de todos/as. (BOLETIM nº 245).
O comitê discutiu e deliberou sobre os procedimentos para retirada, revisão
técnica e entrega dos equipamentos doados por funcionárias e docentes.
Também se deliberou sobre o transporte de mobiliário para atendimento de
funcionários/as e a necessidade do trabalho presencial de alguns setores.
(BOLETIM nº 366).
A Comissão de Acompanhamento e Gestão Acadêmica analisou e discutiu as
informações coletadas pelas comissões estatutárias durante as reuniões
pedagógicas realizadas com docentes e, no caso da pós-graduação, também
com os estudantes. O objetivo de subsidiar a Congregação da FEUSP na
definição de encaminhamentos divulgados por meio de comunicado enviado
por e-mail e publicado no site institucional. (BOLETIM nº 24).
Partiu da Comissão de Acompanhamento e Gestão Acadêmica a proposta da construção
de um repositório virtual em que qualquer pessoa interessada pudesse dispor de materiais de
boa qualidade para o fomento das atividades didáticas que davam os primeiros passos em
direção ao ensino remoto emergencial. Denominado Educação em tempos de isolamento, o
portal7 arquivou contribuições em formato de artigos, podcasts e livros selecionados ou
especialmente produzidos por membros da comunidade.
5 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-24-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf.
Acesso em: 17 jul.2021.
6 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-36-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf.
Acesso em: 24 jul. 2021.
7 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/educacao-isolamento/apresentacao. Acesso em: 24 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
6
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
Nas semanas iniciais da pandemia, outro aspecto digno de nota é o esforço das duas
instâncias para reunir informações sobre as condições efetivas de vida, saúde e trabalho de
estudantes, funcionários e docentes. Esses dados permitiriam avaliar possibilidades concretas e
replanejar as atividades, resguardando as pessoas fragilizadas. Preocupação que se manteve
presente nos meses subsequentes.
O Comitê Permanente analisou os resultados do questionário respondido pelos
funcionários e estudantes da graduação e iniciou contato com aqueles/as que
afirmaram necessitar de qualquer tipo de apoio para melhoria de suas
condições durante a pandemia. Também discutiu a reorganização dos serviços
das empresas terceirizadas tendo em vista a melhoria das condições de higiene
e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras cuja especificidade das suas
funções implica a presença na Unidade. (BOLETIM nº 258).
A reunião do Conselho Consultivo9 contou com a participação dos membros
do Comitê Permanente. Foram analisados os resultados da pesquisa sobre
Condições de Vida, Saúde e Trabalho dos/as funcionários/as efetivos/as e
terceirizados/as, e da pesquisa sobre Condições de Vida, Saúde e Estudo
dos/as estudantes da graduação. O Conselho Consultivo orientou o Comitê
Permanente a estabelecer contato com as pessoas que afirmaram necessitar de
qualquer tipo de apoio para melhoria de suas condições durante a pandemia.
(BOLETIM nº 25).
No mês de maio realizaram-se quatro reuniões com a comunidade, abertas,
gravadas e transmitidas ao vivo, para discussão do documento Reorganização
do Calendário e das Ações da Graduação 2020 e para esclarecer pontos sobre
a reorganização dos procedimentos e dos ambientes de trabalho tendo em vista
a retomada das atividades presenciais, ainda sem data prevista. (BOLETIM
25).
O Boletim 25 menciona duas reuniões de dirigentes convocadas pela reitoria. Uma
delas contou com a participação de um membro do Centro de Contingência do Estado de São
Paulo, órgão constituído para monitorar e coordenar as ações contra a propagação do novo
coronavírus. Na ocasião foi informado que uma eventual retomada das atividades presenciais
poderia acontecer mediante a adaptação dos ambientes de trabalho e adoção de medidas
protetivas. Essas informações desencadearam um conjunto de ações envolvendo os setores
administrativo e financeiro com o intuito de preparar estruturalmente a unidade para um futuro
pós-pandêmico.
No dia 07/05, as Assistências Acadêmica, Administrativa e Financeira, as
Chefias da Biblioteca, Comunicação e Mídia, Seção Técnica de Informática e
8 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim25gestao20182022-1.pdf. Acesso em: 18 jul.
2021.
9 Órgão paritário, composto por membros dos três setores da comunidade, criado pela Portaria 29, publicada em
14/08/2018, com o objetivo de subsidiar tomadas de decisão pela diretoria.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
7
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
a Diretoria da Escola de Aplicação foram informadas da necessidade de
discutir com seus setores a reorganização dos procedimentos e dos ambientes
de trabalho tendo em vista a retomada das atividades presenciais, ainda sem
data prevista. (BOLETIM nº 25, grifos do documento).
A análise dos documentos deixa transparecer que a preparação da FEUSP para um
eventual retorno às atividades presenciais demandou inúmeras reuniões de avaliação da
situação e planejamento das tarefas, seja no âmbito dos colegiados ou no interior de cada seção.
Simultaneamente, investiu-se na informação e conscientização dos membros da comunidade.
Além das reuniões com os diversos setores para esclarecimentos necessários, o Boletim nº 3210
menciona a realização da live Covid-19: situação epidemiológica atual e seu impacto na
educação, com a participação de um médico do Hospital Universitário, a convite do Comitê
Permanente.
A questão nevrálgica naquele momento foi a percepção de que a unidade não poderia
permanecer fechada, a exigência do trabalho presencial de determinados profissionais se
impunha como necessidade imperiosa ao próprio funcionamento da instituição, o que teve que
ser negociado com os funcionários envolvidos com a participação das chefias imediatas e da
diretoria, conforme o caso.
Os banheiros da unidade foram vistoriados e os problemas identificados estão
sendo reparados. Levantamento das quantidades necessárias de dispensers
para a Unidade e máscaras faciais para todos/as os/as funcionários/as
técnicos/as e administrativos/as. Aquisição de álcool quido 70% e flanelas
de limpeza de ambientes. Aquisição de álcool em gel 70%, higienizante de
mãos para suprir demanda enquanto não acontece a compra centralizada pela
Reitoria. Compra inicial de dois totens dispensers para avaliação do produto.
Aquisição de dois termômetros infravermelhos para avaliação do produto.
Aquisição de fita demarcadora para adaptação dos espaços de uso coletivo
e/ou atendimento público. Realização de cotações antecipadas de luvas,
óculos e face shield. (BOLETIM nº 2611).
A preparação da FEUSP para um eventual retorno às atividades presenciais incluiu uma
longa e trabalhosa produção de diretrizes gerais a serem seguidas por alunos, servidores e
visitantes, indistintamente.
Incumbido pela Congregação da tarefa de produzir o Protocolo Geral da
Feusp, o Comitê Permanente reuniu-se várias vezes ao longo do mês, analisou
os protocolos específicos e elaborou uma versão preliminar para apreciação
dos funcionários e funcionárias. (BOLETIM nº 2712).
10 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-32-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso
em: 24 jul. 2021.
11 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-26-da-gestao-feusp-2018-
2022.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
12 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-27-da-gestao-feusp-2018-2022-1.pdf.
Acesso em: 18 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
8
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
O Boletim 2813 menciona que esse coletivo debruçou-se sobre o Plano USP de
Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais (documento elaborado por um grupo de trabalho
designado pela reitoria, e que estabelece restrições e procedimentos para o retorno gradual aos
trabalhos presenciais), objetivando identificar pontos eventualmente não contemplados nos
protocolos elaborados pelos diversos setores da FEUSP: “As Chefias apresentaram as
contribuições dos seus setores à versão preliminar do Protocolo Geral. Cada sugestão foi
apreciada no coletivo e incorporada ao documento encaminhado e aprovado na Congregação”
(BOLETIM nº 27).
O Comitê Permanente centralizou numa mesma planilha Excel, compartilhada com os
setores, todas as solicitações feitas:
Para atender às demandas dos variados setores registradas na planilha e
aprovadas pela Congregação, foram instaladas as primeiras proteções de
acrílico nos seguintes balcões: portaria do bloco A, portaria da Escola de
Aplicação e Seção de s-Graduação. Outros dois serviços que incluem
marcenaria estão previstos para outubro. (BOLETIM 2914).
Em paralelo a essa movimentação, um grupo de trabalho era instaurado para apoiar
funcionários e professores na realização de atividades remotas, mediante a redução das
dificuldades no manejo de ferramentas virtuais. Composto por docentes, funcionários técnico-
administrativos e estudantes, as oficinas ministradas e a agenda semanal de atendimentos
desempenharam um importante papel na qualificação das atividades pedagógicas e laborais.
Conforme explicita o documento aprovado na Congregação de 12/05, foi
criado um Grupo de Apoio às Estratégias Digitais (GAED). Após reunir-se e
estabelecer as primeiras ações, o coletivo composto por membros dos três
segmentos colocou-se à disposição dos/as docentes para apoiá-los na
efetivação das atividades de ensino remoto emergencial. Também contatou
os/as docentes que manifestaram interesse nesse apoio por meio do
questionário encaminhado pela Comissão de Graduação. (BOLETIM nº 25).
O coletivo composto por estudantes, funcionários e docentes programou
oficinas para os servidores e servidoras sobre ambientes virtuais de
aprendizagem Moodle e Google Classroom e sobre pacote G-Suite. Também
organizou informações sobre ferramentas digitais e tutoriais em diferentes
plataformas. As oficinas começaram a ser realizadas na última semana de
julho e terão prosseguimento em agosto. (BOLETIM 27).
13 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-28-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf.
Acesso em: 18 jul. 2021.
14 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-29-da-gestao-feusp-2018-2022-1.pdf.
Acesso em: 20 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
9
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
A reunião pedagógica do mês de agosto de 2020 (cf. Boletim nº 28) teve como temática
central o ensino remoto emergencial. As discussões em torno dos dilemas que envolvem o
formato demandaram do GAED a produção do texto orientador Cuidados éticos na utilização
de estratégias digitais no contexto de ensino remoto: diretrizes gerais15. Após análise e
contribuições dos departamentos à minuta encaminhada, a versão final foi disponibilizada no
site institucional. A repercussão positiva acarretou o convite para convertê-la em verbete para
de um livro16 organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-
Graduação em Educação (ANPEd), além de um artigo17 publicado no Jornal da USP.
Apesar da gradativa ambientação às ferramentas virtuais, o apoio e orientações do
GAED a funcionários e docentes não perderam seu valor. Os serviços prestados pelo grupo
receberam boas avaliações, o que levou à decisão de renová-lo no ano seguinte.
Em reunião entre a Direção e a coordenação do GAED, foi afirmada a
necessidade de continuidade das atividades do Grupo considerando a
importância do apoio oferecido em 2020 a docentes e funcionários/as e o fato
de que, em 2021, esse suporte continuará sendo necessário tendo em vista a
necessidade de manutenção das atividades remotas. O grupo passa por uma
reorganização devido à saída de alguns dos integrantes e a entrada de novos
participantes. (BOLETIM 34).
O GAED segue realizando atividades diversificadas durante o semestre
conforme identificação de necessidades e demandas dirigidas ao Grupo.
Assim, têm sido oferecidos plantões de dúvidas para docentes e plantões para
trabalhadores/as técnicos/as e administrativos/as. Os plantões para docentes
são abertos à participação de monitores/as PAE ou envolvidos/as no Programa
de Formação de Professores da USP. (BOLETIM nº 37).
A preocupação com amparar as pessoas inspirou outras ações, desde a criação de um
mural solidário até reuniões abertas com estudantes:
Com base na análise das respostas dos membros da comunidade aos
questionários encaminhados, o Comitê Permanente concebeu o Mural
Solidário juntamente com a Comunicação e Mídia. Trata-se de um espaço para
viabilizar formas de apoio e ajuda aos membros da comunidade. O coletivo
deu início à análise dos protocolos para retorno às atividades presenciais
elaborados pelos vários setores e serviços da FEUSP, com o intuito de
identificar procedimentos comuns que permitam a elaboração de um protocolo
15 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/educacao-isolamento/cuidados-eticos-timbrado.pdf.
Acesso em: 25 jul. 2021.
16 Disponível em:
https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021.pdf.
Acesso em: 08 ago. 2021.
17 Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/ensino-superior-remoto-emergencial-questoes-eticas/. Acesso em:
25 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
10
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
geral para a Unidade, sem descaracterizar as especificidades de cada serviço.
(BOLETIM nº 26).
Juntamente com a Presidência da Comissão de Graduação, da Coordenação
da Comissão de Estágios e das Coordenações das CoCs, a reunião com os
estudantes permitiu esclarecer dúvidas a respeito do calendário e outros
assuntos de interesse do corpo discente. (BOLETIM nº 26).
A agenda de reuniões estendeu-se pelos meses posteriores, envolvendo o corpo
discente18 da graduação e pós-graduação. A preocupação com o bem-estar dos funcionários
técnicos e administrativos foi a tônica de diversas conversas com as chefias e, também, com os
trabalhadores e trabalhadoras da unidade (BOLETIM 27). No mês de agosto discutiu-se a
“possibilidade de reorganizar os trabalhos dos setores com o intuito de evitar a sobrecarga
naqueles que têm sido mais demandados”. A proposta foi apresentada ao coletivo, facultando
aos servidores a possibilidade de ajudar outro setor temporariamente.
Prevendo a permanência de trabalho remoto até 2021, após discutir com as
Chefias e com os funcionários e funcionárias a possibilidade de reorganizar
os trabalhos dos setores com o intuito de evitar a sobrecarga naqueles que têm
sido mais demandados pela atual situação, foram avaliadas as necessidades,
consultadas as pessoas e novos fluxos e procedimentos estão em fase de
experimentação. (BOLETIM nº 29).
Nesse sentido, duas iniciativas merecem destaque: a Biblioteca passou a encaminhar,
mediante solicitação prévia, materiais bibliográficos em PDF para estudantes e docentes, além
de tomar para si a publicação das teses de doutorado e dissertações de mestrado no portal Teses
USP, tarefa que anteriormente competia ao Serviço de Pós-Graduação. Por sua vez, a
Comunicação e Mídia iniciou a digitalização das teses e dissertações impressas para evitar o
acúmulo de pedidos na Biblioteca. Funcionários e funcionárias também foram transferidos de
seção, enquanto algumas seções receberam novas incumbências, como a Assistência
Acadêmica que, após treinamento oferecido pelo GAED, se responsabilizou por estabelecer o
cronograma e realizar os processos seletivos para contratação de professores temporários dos
três departamentos e da Escola de Aplicação.
Se o ensino remoto emergencial demandou uma infinidade de ajustes e adaptações das
atividades didáticas na graduação e pós-graduação, com as iniciativas de cultura e extensão não
foi diferente. Criaram-se novos procedimentos para agilizar a tramitação dos pedidos de eventos
pelas instâncias competentes, bem como facilitar a participação e garantir a inclusão do público
18 O contato direto com os estudantes adentrou o ano de 2021 como se observa no Boletim 37: Juntamente com
representantes da CG e CoC Pedagogia, a reunião com os estudantes objetivou dar as boas-vindas ao novo ano
letivo e discutir as gravações das aulas síncronas.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
11
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
interno e externo. Exemplo disso foi a Semana da Educação, encontro anual organizado pelos
estudantes da Pedagogia e demais licenciaturas com carga horária total de 40 horas, distribuídas
em palestras, oficinas, debates e minicursos veiculados pelo YouTube com tradução em Libras.
O Boletim 29 informa que após os testes bem-sucedidos com a versão gratuita do software
VmixPro na Feira das Profissões e no Ato Público contra o PL529/2020, a unidade adquiriu
a ferramenta digital com o objetivo de melhorar a qualidade das transmissões.
AÇÕES INVISÍVEIS, MAS FUNDAMENTAIS
Entre estudantes da graduação, pós-graduação e da Escola de Aplicação, docentes e
funcionários técnicos e administrativos, a comunidade feuspiana congrega duas mil pessoas.
Exceção feita a uma parcela dos servidores, a imensa maioria interrompeu a frequência aos
prédios da unidade na segunda quinzena do mês de março de 2020. Entretanto, a depender da
atividade, o trabalho presencial mostrou-se imprescindível. Embora fosse invisível aos olhos
de muitos, tratou-se de algo fundamental ao bom funcionamento do ensino, pesquisa e extensão.
Os documentos analisados não deixam dúvidas disso. A Vigilância e Controladoria
mantiveram-se nos seus postos durante todo o período abarcado pelos boletins. Por decisão do
Conselho Técnico e Administrativo, as trabalhadoras terceirizadas da limpeza permaneceram
em domicílio durante os dois primeiros meses da pandemia, retornando às atividades após
análise dos riscos que a falta de higienização representava para as pessoas que poderiam
desempenhar suas atividades, no todo ou em partes, presencialmente. Os funcionários e as
respectivas chefias da Seção de Manutenção, Protocolo, Segurança, Limpeza, Serviço de
Pessoal, Contabilidade, Compras, Tesouraria, Serviço de Materiais, Biblioteca, Secretaria da
Escola de Aplicação, Seção Técnica de Informática, Gráfica e Centro de Gerenciamento de
Projetos, a depender da situação e conforme a demanda, executaram seus trabalhos nas
dependências da unidade.
Apesar de todos os riscos envolvidos no abandono do isolamento social e no
deslocamento até a unidade, eventuais questionamentos à prevalência de tal decisão
desaparecem por completo quando se constata que todos os comunicados analisados fazem
menção aos trabalhos presenciais. No item referente à utilização dos recursos financeiros, o
conteúdo dos boletins explicita o montante atendido:
Carteiras e cadeiras para a Escola de Aplicação e para as salas de aula FEUSP:
pregão eletrônico realizado com sucesso. Aguardamos o envio dos
documentos originais para assinatura do contrato; Computadores para o
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
12
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
laboratório da Escola de Aplicação e para a FEUSP: pregão eletrônico
realizado com sucesso. A entrega dos equipamentos foi agendada; Projetores
para a FEUSP e para a Escola de Aplicação: pregão eletrônico realizado com
sucesso. Aguardamos a entrega dos equipamentos. Substituição das cadeiras
do auditório da Escola de Aplicação. A proposta está na fase dos acertos com
previsão de execução em outubro. Para-raios. Previsão de execução do serviço
em outubro. (BOLETIM 29).
Entregues as carteiras e cadeiras para a Escola de Aplicação e para as salas de
aula FEUSP; substituídas as cadeiras do auditório da Escola de Aplicação e
finalizada a reforma do para-raios. (BOLETIM nº 33).
Contratação de intérprete de Libras para eventos do Ano 100 com Paulo
Freire; aquisição de produto antimofo para a Comunicação e Mídia; em
andamento a manutenção e conserto das persianas; aquisição de persianas
novas; aquisição de material emergencial de pintura; aquisição de fitas de
detecção para a biblioteca; pagamento da anuidade do INEI; aquisição de
bateria para notebook; renovação de banco de preços (plataforma utilizada
pelo Serviço de Compras para levantamento de preços e fornecedores
capacitados para atender o serviço público estadual); aquisição de seis fornos
de micro-ondas; aquisição de lixeiras para a Escola de Aplicação; afinação do
piano. (BOLETIM nº 38).
Além disso, no período aconteceram uma série de reformas na Escola de Aplicação:
As mangueiras de incêndio foram entregues. Recebidas as propostas para
reforma do parquinho. Retirada de diversos materiais e entulhos que estavam
na EA. Substituição de algumas peças de piso vinílico. Instalação de fitas
antiderrapantes e fitas luminosas nas escadas. Reparos nos sanitários
(reposição de louças, reparos hidráulicos, bacias sanitárias, válvulas de
descargas, barras de apoio, assento de vaso sanitário, troca de vidros etc.).
Substituição de lâmpadas de emergência, pintura dos corredores dos blocos A
e B. Pintura dos corredores dos blocos A e B. Pintura dos corrimãos das
escadas. Substituição de telhas quebradas. Reparo das trincas das paredes da
secretaria. Instalação de barra antipânico na porta do auditório. Reforma do
para-raios. (BOLETIM 30).
E outras tantas executadas nos demais prédios da faculdade:
O serviço de jardinagem segue em execução; aguarda-se a entrega de
materiais diversos para manutenção predial; o serviço de recarga dos
extintores foi executado e cinco mangueiras tiveram que ser substituídas e dez
encaminhadas para reparo; foram adquiridos novos ventiladores; estamos
recebendo propostas para materiais de higiene e limpeza; a obra de desvio da
tubulação do Labrimp está em andamento; foi realizada a limpeza dos
bebedouros e caixas d’água dos blocos A e B e da Biblioteca; foi contratada a
empresa para elaborar o Projeto Executivo das reformas e adequações dos
banheiros acessíveis do bloco B, reforma da lanchonete e instalação do novo
elevador no bloco B; está em andamento o estudo para adequar os blocos A e
B e Biblioteca para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
(BOLETIM nº 31).
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
13
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
Após análise do projeto de instalação de câmeras de vigilância solicitado à
Superintendência de Supervisão e Proteção Universitária para atender às
determinações das Comissões Sindicantes que apuraram os furtos de
equipamentos ocorridos em anos anteriores, foram realizadas conversas com
os técnicos do órgão para definição de procedimentos. Com base no projeto,
a Assistência Administrativa e a Seção Técnica de Informática verificaram os
pontos recomendados e identificaram as adequações necessárias. (BOLETIM
nº 34).
As obras de reforma da ala C do bloco B estão em andamento. Limpeza de
todas as caixas d’água, filtros e bebedouros da Unidade. Manutenção
preventiva de elevadores e limpeza dos aparelhos de ar condicionado da
biblioteca. Vistorias para realização de limpeza das persianas do Bloco B e
recolocação de cortinas da Escola de Aplicação. Remoção da lixeira de
alvenaria próxima ao parquinho da Escola de Aplicação, substituição por
containers. Novo calçamento. Substituição das persianas da Sala de
Comunicação e Mídia. Substituição dos alambrados da horta da Escola de
Aplicação. Reforma do guarda corpo e corrimãos dos blocos A e B da Escola
de Aplicação para atendimento da altura exigida pela NBR 14718:2019.
(BOLETIM nº 37).
O contexto pandêmico também requisitou ajustes nos contratos com empresas
terceirizadas com o intuito de atender às normas de biossegurança.
As trabalhadoras da limpeza fizeram um trabalho mais intenso nos ambientes
que não estão passando por reformas. Tiveram início os trâmites para o
aditamento (no limite de 25% conforme determina a legislação) do Contrato
de Limpeza, que objetiva a alteração de frequências e reclassificação de áreas
nas dependências a partir de 01/05/2021. O objetivo é ampliar o quadro de
funcionárias para atendimento dos protocolos de higienização recomendados
pelas autoridades sanitárias. (BOLETIM nº 3519).
Cada uma das ões acima descritas implicou avaliação inicial, elaboração de memorial
descritivo, abertura de licitação, recebimento de propostas, levantamento de orçamentos ou
realização de pregão, verificação de documentação, acompanhamento da obra ou do serviço,
entre tantas outras tarefas sob responsabilidade de vários setores, com a participação direta de
muitas pessoas. O Boletim 32 informa que “o Conselho Técnico-Administrativo apreciou o
Relatório Gerencial Sintético elaborado pela Assistência Financeira. O documento20 foi
publicado no site da FEUSP. O detalhamento da execução orçamentária pode ser solicitado por
e-mail à Direção.” Em que pese uma certa invisibilidade ou mesmo desconhecimento do que
acontecia na instituição durante o isolamento social, ficou demonstrado que os setores
19 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-35-da-gestao-feusp-2018-
2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
20 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/feusp/diretoria/39776-2. Acesso em: 24 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
14
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
administrativo e financeiro trabalharam rapidamente e em sintonia para corresponder a tantas
solicitações.
ACOLHIMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A pandemia atingiu duramente a população vulnerabilizada. Com dificuldades para
permanecer em isolamento social, pois não lhe restava alternativa a não ser sair em busca da
própria subsistência, à medida que a doença avançava, tornou-se o grupo com a maior
quantidade de pessoas contaminadas e falecidas. Num contexto em que os serviços
educacionais pré-pandemia eram deficitários, a situação agravou-se ainda mais. As enquetes
e sondagens realizadas pelos poderes públicos indicavam a baixíssima participação nas
atividades remotas programadas pelas redes públicas devido à total ausência ou dificuldades de
acesso à internet. O quadro não era menos alentador no Ensino Superior, com o crescimento
vertiginoso da evasão e do trancamento de matrículas em diversas instituições de ensino.
No âmbito da FEUSP, a gestão acadêmica e administrativa requereu a atenção
permanente para a tomada de decisões para assegurar o funcionamento das atividades, sem
descuidar do bem-estar e proteção da comunidade com vistas a construir condições para o
retorno presencial sem riscos a qualquer momento. Embora seja um empreendimento de
enormes proporções, não se esgota aí. A atenção a dimensões outras associadas aos
questionamentos que todos fazíamos quanto ao alcance das nossas ações ante uma realidade
mundial e local tão insólita, aos efeitos excludentes da pandemia seja na Universidade, seja nas
escolas de educação básica, com a interrupção das atividades presenciais por tão longo tempo,
exigiram cuidados e sensibilidade no acolhimento da angústia que acometeu a todos. É
necessário destacar dois exemplos emblemáticos que remetem diretamente ao papel social
desempenhado pela Faculdade de Educação no cumprimento de suas funções diante da crise
sanitária mundial de consequências incalculáveis.
A diretoria atuou junto à Rede Internacional de Faculdades de Educação (INEI)21,
propondo a elaboração de uma declaração do INEI22 sobre a Covid-19.
A declaração elaborada pela equipe do INEI expressando um posicionamento
coletivo da entidade sobre o impacto da COVID-19 na Educação e com o
propósito de alertar autoridades mundiais, encontra-se na fase de coleta de
21 Rede Internacional de Faculdades de Educação (INEI, em inglês) é uma rede colaborativa que envolve 11
faculdades de educação dos cinco continentes, cujos diretores, vice-diretores e pesquisadores se reúnem
anualmente para discutir questões educacionais em relação às demandas contemporâneas.
22 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/declaracao-do-inei-sobre-a-pandemia-global-de-coronavirus.
Acesso em: 08 ago. 2021
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
15
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
assinaturas para posterior divulgação. Logo será disponibilizada no site da
Feusp. (BOLETIM nº 2623).
A declaração do INEI sobre a pandemia global de coronavírus retornou à
FEUSP assinada por todos os membros da rede. Além de disponibilizado no
site da FEUSP, o documento será divulgado a Universidades, Associações e
autoridades dos diferentes países que integram o INEI, com o objetivo de
chamar a atenção para a importância da educação frente ao impacto e
consequências mundiais da pandemia. (BOLETIM nº 27).
Outra ação institucional que expressou o acolhimento e a responsabilidade da FEUSP
foi a criação, por decisão da Congregação, em 28/01/2021 do GT Em defesa da escola pública,
atendendo questionamentos e reflexões desencadeadas por membros desse colegiado.
O GT Educação Básica foi criado e em suas primeiras reuniões foram feitas
análises relativas à situação da escola básica, especialmente no contexto da
pandemia, o que permitiu levantar diferentes temas e campanhas a serem
encaminhadas pelo grupo estruturadas em três focos: 1) defesa da priorização,
no programa de vacinação, de todos os professores e funcionários das escolas;
2) defesa da escola/defesa da vida; 3) atuação de estudantes da Pedagogia e
Licenciatura. (BOLETIM nº 36).
Na Congregação de 27/05/2021, foi submetido e aprovado o Plano de trabalho
do GT Em defesa da Escola Pública. estão definidas as atividades iniciais
que ocorrerão no mês de junho, o que poderá ser acompanhado inicialmente
pelo site da FEUSP. Na abertura dessa programação, dia 16/06 será feito o
lançamento oficial do GT para a comunidade. (BOLETIM nº 3724).
A realização das atividades iniciais previstas no Plano de trabalho do GT tem permitido
a participação de diferentes profissionais das escolas públicas e universidades, estas do país ou
estrangeiras, com uma audiência significativa de professores e estudantes que encontraram
nessas atividades oportunidades de aprofundamento da reflexão e compreensão dos desafios
postos à educação indubitavelmente exacerbados pela histórica desatenção.
ENFRENTAMENTOS E DISPUTAS
Como se não bastassem as dificuldades que a pandemia impôs às pessoas que estudam
e trabalham na Universidade de São Paulo e, por consequência, à gestão administrativa e
acadêmica, os documentos indicam a ocorrência de tensões geradas por instâncias internas ou
externas e que levaram à união de forças para o seu enfrentamento. Tome-se como exemplo a
23 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-26-da-gestao-feusp-2018-
2022.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021
24 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-37-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf
Acesso em: 08 ago. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
16
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
movimentação de diversas unidades, incluindo a FEUSP, contra o Projeto de Lei encaminhado
pelo Governo Estadual à Assembleia Legislativa e que, entre outros, atingia a autonomia
financeira das universidades estaduais paulistas.
O Boletim 29 explica que, atendendo ao deliberado em reunião aberta da
Congregação de 27/08, um vídeo25 foi produzido com a participação de estudantes,
funcionários/as e docentes a partir da Manifestação contrária ao PL 529/2020. O ato público26
transmitido pelo YouTube contou com a participação de representantes de várias entidades e
cards elaborados pelos estudantes foram postados nas redes sociais.”
Investidas internas à autonomia também existiram. No final de outubro, uma orientação
emanada pela reitoria determinou o retorno compulsório dos funcionários cnicos e
administrativos às atividades presenciais em sistema de rodízio e bolhas sanitárias. Para resistir,
a diretoria apostou na organização coletiva e reivindicou sua responsabilidade nas decisões:
Em reuniões com as Chefias Administrativas (05/11) e com a representação
dos funcionários e funcionárias (11/11) discutiram-se medidas para
reivindicação da autonomia das Unidades. Conforme deliberado pela
Congregação (29/10), além de um novo ofício ao Vice-Reitor e de uma
manifestação do colegiado, dirigentes de outras unidades foram contatados
para discutir ações coletivas. Em reunião com o Vice-Reitor (12/11), a
exposição desnecessária ao risco e a desorganização das atividades foram
enfatizadas como consequências diretas do retorno compulsório. Um relato
dessa reunião foi apresentado às Chefias Administrativas no dia 13/11. Como
todos/as sabem, no dia 17/11 uma nova atualização do Plano USP foi
divulgada. (BOLETIM nº 31).
A publicação de um edital para progressão horizontal na carreira docente, em julho de
2020, alvoroçou a unidade, não por acaso, a partir de outubro daquele ano os comunicados
mensais informam a evolução das discussões.
O acúmulo das discussões com as chefias, docentes durante a primeira reunião
aberta (10/11) e departamentais permitiram a construção de uma proposta para
composição das comissões assessoras dos departamentos e apresentá-la aos/às
docentes em 14/12. As vidas que surgiram foram enviadas por ofício à
CAD27 e as respostas enviadas aos departamentos. A Feusp juntou-se a outras
unidades no questionamento à obrigatoriedade do ordenamento dos/as
candidatos/as estabelecida pelo edital. (BOLETIM nº 32).
Conforme estabelecido nas reuniões realizadas em 2020, os departamentos
encaminharam as indicações dos/as docentes inscritos/as. Um sorteio público
foi realizado para ordenação dos membros que, na sequência, foram
25 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QgeqHeCd47Q. Acesso em: 24 jul. 2021.
26 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3Uorqbk5lTk. Acesso em: 24 jul. 2021.
27 Câmara de Atividades Docentes, órgão da Comissão de Avaliação Institucional responsável pela política
avaliativa implementada em 2017.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
17
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
consultados acerca da disponibilidade para compor as comissões assessoras.
(BOLETIM nº 34).
As três comissões assessoras finalizaram os trabalhos e encaminharam os
relatórios aos departamentos. Na reunião da Congregação apresentamos o
conteúdo dos comunicados da CAD e da Vice-Reitoria, chamando a atenção
para um certo conflito nas orientações recebidas. (BOLETIM nº 36).
A Direção recebeu através do sistema Avaldoc os relatórios aprovados pelos
conselhos dos departamentos e os respectivos ordenamentos. A Congregação
deliberou que sua comissão assessora será composta por duas indicações de
cada departamento (uma delas deve ter participado da comissão assessora do
próprio departamento) e a representação da direção. Essa comissão deverá
apresentar o seu relatório na próxima reunião da Congregação. (BOLETIM nº
34).
O Boletim3828 relata que a Comissão Assessora da Congregação se reuniu diversas
vezes, discutiu a questão com profundidade a partir da leitura dos relatórios dos docentes e,
cumprindo com o estabelecido pela CAD, encaminhou à Congregação um relatório do processo
a fim de subsidiar a deliberação do colegiado.
A minuta do Estatuto de Conformidade de Condutas, um extenso compilado que
pretendia estabelecer um novo regramento de infrações e penalidades a docentes, funcionários
e estudantes, também afligiu a comunidade e exigiu a conjugação de esforços para barrar mais
esse processo disparado pela reitoria.
A proposta de Estatuto de Conformidade de Condutas foi enviada pela reitoria
aos membros do Conselho Universitário no dia 30/11, solicitando que as
contribuições fossem encaminhadas até o dia 15/01. No dia 01/12, o
documento foi enviado a estudantes, funcionários/as e docentes. Uma reunião
aberta aconteceu em 11/12 para discutir o assunto. As pessoas que
participaram apoiaram a reivindicação de extensão de prazo para que o
assunto recebesse a devida atenção. Juntamente com outras unidades, a
FEUSP encaminhou o pedido à reitoria. Também apoiou as manifestações
com esse sentido feitas durante a reunião do Conselho Universitário em 15/12.
(BOLETIM nº 32).
As restrições impostas pela pandemia tampouco impediram que a Administração
Central da USP desse prosseguimento a mudanças na forma de gerir a universidade, intervindo
verticalmente nas unidades, impondo a extinção de setores e a centralização de serviços.
A criação do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos foi
apresentada como iniciativa de modernização e otimização dos trabalhos
executados pelo Serviço de Pessoal das 29 unidades situadas na capital.
Segundo explicações, o projeto teve início em 2015 e deverá ser concluído em
maio deste ano com a transferência dos/as funcionários/as para o prédio da
28 Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-38-da-gestao-feusp-2018-2022.pdf.
Aceso em: 25 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
18
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
antiga reitoria. No mesmo dia, um ofício foi encaminhado ao DRH
explicitando a importância da análise de cada caso, do atendimento ao desejo
de permanência de funcionários/as e a preocupação da nossa Unidade com os
impactos dessa medida. (BOLETIM nº 34).
Conforme anunciado em boletins anteriores, reuniões com as chefias, Conselho Técnico
e Administrativo e Congregação, o DRH estava implantando o Centro de Serviços
Compartilhados de Recursos Humanos na Cidade Universitária. Em reunião chamada pelo
DRH, os dirigentes das Unidades situadas na capital foram informados do estágio do projeto
no mês de fevereiro de 2020. Conforme o Boletim 36, a previsão era que o novo órgão
começasse a operar em meados de junho. As funcionárias do Serviço de Pessoal da FEUSP
foram convocadas para participar de um treinamento para utilização do novo sistema. Enquanto
isso, em reunião com as chefias do DRH e da Coordenadoria de Administração Geral, a
diretoria foi comunicada da necessidade de transferir três trabalhadoras, considerando a média
estabelecida de funcionários/as e docentes a serem atendidos pelo novo serviço. Na ocasião,
reiterou-se o conteúdo do ofício encaminhado em fevereiro que solicitava que qualquer
transferência ocorresse mediante a concordância das profissionais que atuam no Serviço de
Pessoal. Com esse intuito, a questão foi discutida internamente e duas funcionárias alegaram
motivos pessoais e se colocaram à disposição para trabalhar no novo setor.
Acostumados a tratar dos assuntos funcionais diretamente no Serviço de Pessoal da
unidade, funcionários e docentes perceberam tardiamente, mesmo tendo sido alertados, os
efeitos negativos dessa centralização. Isso levou a diretoria a encaminhar explicações adicionais
e retomar o assunto no Boletim 37: “Conforme anunciado em boletins anteriores, reuniões
com as chefias, CTA e Congregação, o DRH implantou o Centro de Serviços Compartilhado
de Recursos Humanos na Cidade Universitária. O sistema de atendimento pode ser acessado
através do endereço https://drh.atendimento.usp.br/.
CONSIDERAÇÕES
A relação de atividades e situações referentes à gestão administrativa e acadêmica de
uma unidade universitária durante 18 meses extrapola o espaço disponível neste artigo,
principalmente em tempos de pandemia. Aliás, como se pode perceber, o contexto reivindicou
adequações, inovações e inúmeras negociações. Diversos procedimentos foram modificados,
enquanto outros foram criados. Dentre aqueles não detalhados, mas igualmente importantes,
destacam-se as tarefas rotineiras como reuniões de colegiados e chefias, serviços da secretaria
da direção, preparação e publicação de editais, acompanhamento de processos seletivos,
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
19
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
fechamento mensal da folha de pagamento, entre outros viabilizados pelos sistemas de
informática disponíveis ou por meio de ferramentas tecnológicas desenvolvidas durante a crise
sanitária.
É crucial ressaltar o alto preço que a pandemia cobrou de cada profissional ou estudante
da FEUSP. Muitas pessoas perderam familiares ou amigos, adoeceram ou lidaram com a doença
dentro de casa. Com tristeza e consternação, a diretoria emitiu notas de pesar que informaram
a comunidade sobre as perdas de entes queridos, às vezes, mais de uma por mês. Inúmeros
discentes da graduação e pós-graduação tiveram a subsistência ameaçada devido à perda da
única fonte de renda. Isso forçou o trancamento total ou parcial do curso. Sem contar a
sobrecarga gerada pelo ensino remoto emergencial quando somado às responsabilidades
domésticas. Impedidos de frequentar as salas de aula, bibliotecas e espaços de convivência do
Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, tiveram que sucumbir às aulas, estágios, reuniões,
assembleias virtuais e, até mesmo, os treinamentos das equipes esportivas da Associação
Atlética Acadêmica XV de Outubro.
Por sua vez, o cotidiano dos docentes sofreu fortes impactos. As atividades didáticas
foram transpostas para as plataformas digitais, mas também as reuniões, orientações, bancas de
defesa, iniciativas de extensão, encontros dos grupos de pesquisa, eventos científicos e, a
depender da adequação de métodos e técnicas, a realização das pesquisas. Impossível ignorar
os impactos dessas modificações na qualidade das interações, o que terá ressonâncias futuras
na formação dos estudantes e na produção de novos conhecimentos.
O sofrimento dos funcionários técnicos e administrativos também não pode ser
ignorado. O desempenho de suas funções, para a imensa maioria, dependia em absoluto dos
recursos e equipamentos existentes na unidade. Várias pessoas solicitaram a retirada desses
materiais. Assim como os docentes, outras tantas adquiriram planos de internet mais robustos,
tiveram que lidar simultaneamente com o acompanhamento escolar das crianças, cuidar de
familiares idosos, apoiar aqueles cujas obrigações implicaram sair de casa e expor-se ao vírus.
Entretanto, nem tudo o que aconteceu representou empecilhos e dificuldades. A análise
dos boletins da Gestão FEUSP 2018-2022 evidencia que a migração para o modo remoto
também facilitou a interação com uma parcela da sociedade com pouco ou nenhum contato com
a universidade. A gestão promoveu o aprimoramento da divulgação no site institucional e nas
redes sociais, e garantiu as condições necessárias para a transmissão ao vivo de cursos de
extensão, palestras, conferências, seminários, colóquios, aulas abertas, lançamentos de livros,
reuniões de investigadores e eventos como Feira das Profissões, Semana da Educação,
Centenário de Paulo Freire, Simpósio de Pós-Doutorado, muitos deles com o apoio de
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
20
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
intérpretes de Libras. O empenho para democratizar o acesso ao conhecimento também passou
pela organização de uma campanha para doação de notebooks e empréstimo de equipamentos
para que estudantes não fossem alijados do ensino remoto emergencial e os funcionários
pudessem desempenhar suas tarefas de modo satisfatório.
Se, no presente momento, o enfrentamento da pandemia de Covid-19 parece algo
possível de administrar, é porque durante um ano e meio a crise sanitária instaurada colocou a
sociedade diante de limites evidentes, exigindo urgência e inventividade para gerir uma
instituição de modo a cumprir suas finalidades, sem abandonar o princípio de defesa da vida de
cada um, adotando como estratégia principal o isolamento social.
REFERÊNCIAS
ANGELUCCI, Carla Biancha; NEIRA, Marcos Garcia; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos
Sidnei; PRIETO, Rosângela Gavioli; OLIVEIRA, Rosenilton; SANTOS, Vinício de Macedo.
Ensino (Superior) remoto emergencial: questões éticas. In: COMISSÃO DE ÉTICA EM
PESQUISA DA ANPEd. Ética e pesquisa em Educação: subsídios, volume 02. Rio de
Janeiro: Anped, 2021. p. 102-109.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural e a afirmação das diferenças. In: BOTO, C.;
SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. A escola pública em crise: inflexões,
apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 183-201.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Candidatura à Direção da
Faculdade de Educação da USP: programa de gestão, 2018. Disponível em:
https://chapa2018.wixsite.com/feusp. Acesso em: 06 dez. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 23 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-23-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 24 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-24-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 25 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-
content/uploads/boletim25gestao20182022-1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 26 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-26-
da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 27 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-27-da-
gestao-feusp-2018-2022-1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
ISSN 2447-746X
Ridphe_R
DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15857
21
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-21, e021029, 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 28 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-28-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 29 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-29-da-
gestao-feusp-2018-2022-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 30 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-30-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 31 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-31-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 32 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-32-da-gestao-
feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 33 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-33-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 34 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-34-
da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 35 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/feusp/boletim-no-35-
da-gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 36 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-36-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 37 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-n-37-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Acesso em: 08 ago.2021.
NEIRA, Marcos Garcia; SANTOS, Vinício de Macedo. Boletim nº 38 da Gestão FEUSP
2018-2022. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/boletim-no-38-da-
gestao-feusp-2018-2022.pdf. Aceso em 25 jul. 2021.
SANTOS, Vinício de Macedo. Educação pública brasileira: lengua de madera e políticas de
apagamento. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. A escola
pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.
289-308.
Recebido em: 14 de setembro de 2021
Aceito em: 07 de dezembro de 2021