A presença do ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887)

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DOI :

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12512

Mots-clés :

Ensino religioso. Legislação educacional. Pará.

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa mais ampla sobre a História da Educação no Pará, tem como objetivo discutir preliminarmente a presença do ensino religioso na legislação educacional da Província do Pará, entre os anos de 1841 e 1887, para desta forma compreender sua trajetória no período monárquico. Para sua elaboração realizamos uma pesquisa histórica e fizemos uma análise documental, tendo como fontes primárias nove normativas educacionais do período. A partir disso, foi possível compreender a importância e a influência do ensino religioso, especificamente da igreja católica junto à Coroa, realidade que se manteve até o advento da República em 1889.

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Bibliographies de l'auteur

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Viviane Dourado, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e como voluntária no Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Karla Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988) . Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:currículo do ensino de história nos anos iniciais, história da educação na amazônia, história e educação no Pará, gestão democrática, participação e ensino superior.

Suellem Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA no período de agosto/2017 a Julho/2018 no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação(LAPEM) , no projeto intitulado "A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional". Atualmente é membro do LAPEM (Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação) e do GEPRE (Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

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Publiée

2020-08-11

Comment citer

DAMASCENO, Alberto; DOURADO, Viviane; ALMEIDA, Karla; PANTOJA, Suellem. A presença do ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.12512. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12512. Acesso em: 22 juill. 2024.