La La presencia de la enseñanza religiosa en la legislación educativa del Gran Pará (1841-1887)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12512

Palabras clave:

Ensino religioso. Legislação educacional. Pará.

Resumen

Este artículo es el resultado de una investigación más amplia sobre la Historia de la Educación en Pará. Su objetivo es discutir la presencia de la enseñanza religiosa en la legislación educativa de la Provincia de Pará, entre 1841 y 1887, para comprender su trayectoria en el período. monárquico Para su elaboración realizamos una investigación histórica e hicimos un análisis documental, teniendo como fuentes primarias nueve normas educativas de la época. A partir de esto, fue posible comprender la importancia y la influencia de la enseñanza religiosa, específicamente la iglesia católica con la Corona, una realidad que permaneció hasta el advenimiento de la República en 1889.

Palabras clave: Educación religiosa. Legislación educativa. Pará.

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Biografía del autor/a

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Viviane Dourado, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e como voluntária no Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Karla Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988) . Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:currículo do ensino de história nos anos iniciais, história da educação na amazônia, história e educação no Pará, gestão democrática, participação e ensino superior.

Suellem Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA no período de agosto/2017 a Julho/2018 no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação(LAPEM) , no projeto intitulado "A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional". Atualmente é membro do LAPEM (Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação) e do GEPRE (Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

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Publicado

2020-08-11

Cómo citar

DAMASCENO, Alberto; DOURADO, Viviane; ALMEIDA, Karla; PANTOJA, Suellem. La La presencia de la enseñanza religiosa en la legislación educativa del Gran Pará (1841-1887). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.12512. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12512. Acesso em: 22 jul. 2024.