The The presence of religious teaching in the educational legislation of Grand Pará (1841 - 1887)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12512

Keywords:

Ensino religioso. Legislação educacional. Pará.

Abstract

This article results from a broader research on the History of Education in Pará. Its objective is to discuss the presence of religious teaching in the educational legislation of the Province of Pará, between 1841 and 1887, in order to understand its trajectory in the period. monarchic. For its elaboration we carried out a historical research and made a documentary analysis, having as primary sources nine educational norms of the period. From this, it was possible to understand the importance and influence of religious teaching, specifically the Catholic church with the Crown, a reality that remained until the advent of the Republic in 1889. 

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Author Biographies

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Viviane Dourado, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e como voluntária no Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Karla Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988) . Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:currículo do ensino de história nos anos iniciais, história da educação na amazônia, história e educação no Pará, gestão democrática, participação e ensino superior.

Suellem Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA no período de agosto/2017 a Julho/2018 no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação(LAPEM) , no projeto intitulado "A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional". Atualmente é membro do LAPEM (Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação) e do GEPRE (Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

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Published

2020-08-11

How to Cite

DAMASCENO, Alberto; DOURADO, Viviane; ALMEIDA, Karla; PANTOJA, Suellem. The The presence of religious teaching in the educational legislation of Grand Pará (1841 - 1887). Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.12512. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12512. Acesso em: 22 jul. 2024.