O Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e as primeiras iniciativas de integração de educandos com deficiência visual em escolas regulares
associação entre narrativas orais e fontes documentais
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.9773Palavras-chave:
Educação especial, Deficiência visual, Memória da escola.Resumo
O texto apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento, cujo propósito é sistematizar a memória da Educação Especial no estado da Bahia, enfocando o trabalho desenvolvido pelas instituições especializadas para o acesso à escola regular de educandos cegos e com baixa visão. Sintetiza-se o trabalho precursor do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) no tocante às ações que culminaram com o início do processo de inserção de estudantes com deficiência visual nos espaços considerados comuns de ensino, através do convívio com os demais alunos. A análise fundamenta-se em fontes documentais associadas a narrativas orais destacando a potencialidade dos relatos de testemunhas para sistematização dessa memória. Da discussão conclui-se, apontando a relevância da pesquisa, a pertinência da relação estabelecida com os estudos concernentes ao patrimônio histórico educativo e a contribuição para compreender o atual contexto da Educação Especial.
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