Mulheres no ensino superior

histórias de professoras na direção da Faculdade de Educação da USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15949

Palavras-chave:

Ensino superior, História de mulheres, Universidade de São Paulo

Resumo

Com o presente artigo objetivamos evidenciar aspectos da trajetória dos estudos educacionais até a criação da Faculdade de Educação da USP e discutir a inserção das mulheres no ensino superior brasileiro. Para tanto, tomamos como fontes privilegiadas as entrevistas realizadas com duas professoras que tiveram sua história de formação intelectual e docente vinculadas à referida unidade ocupando papel de destaque no campo educacional brasileiro, bem como na docência e na gestão, uma vez que ambas ocuparam o cargo de diretoras da faculdade. Assim, por meio de suas memórias, pretendeu-se recuperar um conjunto de informações relevantes sobre a história institucional e sobre como as experiências dessas mulheres-professoras foram impactadas por ela.

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Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Juliana de Souza Silva, Universidade Cruzeiro do Sul/Unicsul

Doutora (2017) e mestre (2012) em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Graduada em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro/SP. Atualmente, é docente da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

SILVA, Katiene Nogueira da; SILVA, Juliana de Souza. Mulheres no ensino superior: histórias de professoras na direção da Faculdade de Educação da USP. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021009, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15949. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15949. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO