Caninde-Ioune: repertório de matriz indígena e africana em cancioneiro para aulas de Canto Orfeônico
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14832Palavras-chave:
Patrimônio e História da Educação Musical., Diversidade cultural., Manuais escolares de música.Resumo
O objetivo do artigo é analisar o processo de publicação e o repertório do cancioneiro Guia Prático: estudo folclórico musical, de Heitor Villa-Lobos, observando como o uso de elementos identificados nas canções de matrizes indígena, africana e europeia, revelam diversidade musical, concepções educativas e sociais do período que foram compostas. A análise se apoia em premissas estudadas pela História da Cultura Escrita, no que se refere à produção, apropriação e circulação da cultura escrita e em estudos sobre História da Educação Musical. A análise demonstrou que, m esmo com um discurso de valorização da cultura autóctone, rural e afrodescendente, a lógica hierárquica europeia estava consolidada e reforçada pela hegemonia dos elementos da música clássica ocidental.
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