Narratives of experiences about readers formation in adolescence
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14815Keywords:
Formation of readers, daily reading, books, educational experienceAbstract
This text presents two narratives of pedagogical experiences of readers formation in adolescence with practices on the construction of reading diaries, in order to reflect on the subjectivities involved between the subjects and the works read.
Downloads
References
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. et al. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
FRANK, A. O diário de Anne Frank. Edição integral. Rio de Janeiro: Record, 2000.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rosseau à internet. Organização: Jovita Maria Gerheim Noronha; tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
JOUVE, V. A leitura. Trad. Brigite Hervot. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
MARTINS, P. M. J. et al. O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 38, n. 1, p. 105-114, jan./jun, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/29667.
PETIT, M. B. Leituras do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
PETIT, M. B. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROUXEL, A. et al. Leitura subjetiva e ensino de literatura. Neide Luzia de Rezende (coord.); tradutores Amaury C. de Moraes ... [et al.]; São Paulo: Alameda, 2013.
SILVA, E. T. da. Conferência sobre leitura: trilogia pedagógica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SILVA, D. N. de C. O diário de leitura na sala de aula: um instrumento para a formação do leitor de literatura. IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros textuais. Pernambuco, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/