Educação, Cultura e Lutas Sociais: Reverberações em Terra de Mandonismo e Patriarcalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17509

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Lutas sociais

Resumo

O Dossiê apresentado na Edição 2022 intitulado “Anarquismo Internacional: Educação, Cultura e Lutas Sociais”, sob a organização de Pere Solà Gussinyer, Doris Accioly e Silva e Luciana Eliza dos Santos agrega investigadores, documentalistas e escritores anarquistas das mais diversas paragens. De fato, trata-se de tema de interesse internacional, com propostas que vem ao encontro das lutas sociais, em prol de uma cultura e uma educação que contemplem reivindicações ainda presentes e necessárias aos grupos sociais em luta por melhores condições de vida e justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Professora de História da Educação na FE-UNICAMP; Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

Joel Martins Luz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É docente do curso de Biblioteconomia da UFMT desde de 2014. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. É Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP e egresso do Curso técnico em Canto do Conservatório Carlos Gomes de Campinas.

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MENEZES, Maria Cristina; PINHEIRO, Maria de Lourdes; MARTINS LUZ, Joel; ARAUJO DE OLIVEIRA, André. Educação, Cultura e Lutas Sociais: Reverberações em Terra de Mandonismo e Patriarcalismo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17509. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17509. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL