Instituto socioambiental de Valéria: desejo e prática de educação libertária em Salvador-BA
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.16984Palavras-chave:
Instituto Socioambiental de Valéria, Pedagogia libertária, Teias de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta uma experiência de educação libertária em Valéria, bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, entre 2004 e 2014, através da criação do Instituto Socioambiental de Valéria (ISVA). Utilizamos memórias de nossas próprias vivências, registros do blog do ISVA, materiais impressos, fotos, vídeos, documentários e entrevista para a Agência de Notícias Anarquistas (ANA). Teias de aprendizagem (Ilitch, 1973) se formaram em torno de uma Comunidade Educativa Vivencial (Goodman, 1976). Nos dez anos do ISVA aprendemos que “o caminho da liberdade é a liberdade” (Bakunin, 1986) ao construir diálogos intergeracionais sem hierarquias e unir diversão e responsabilidade dentro de uma construção coletiva.
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Referências
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