Acervos provocados e possibilidades de pesquisa sobre o patrimônio histórico bibliográfico educativo no APEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15805

Palavras-chave:

Patrimônio histórico bibliográfico educativo, História da educação, Arquivo público do estado do Maranhão

Resumo

Esta comunicação objetiva recuperar as pesquisas realizadas NEDHEL baseadas no acervo do APEM, visando destacar os instrumentos de coleta e análise de dados elaborados ou adaptados para a recuperação e interpretação das informações sobre a instrução pública maranhense. Utilizou-se como fonte de análise os trabalhos de Santos e Reis (2018), Cabral (2013) e Menezes (2016), explorou-se o site do APEM no intuito de verificar os instrumentos de consulta ao acervo selecionaram-se três monografias de graduação e três dissertações de integrantes e ex-integrantes do Núcleo. Os procedimentos são frutos de discussões, empregos, análises, adaptações e, por fim, reemprego da técnica de coleta de dados pertinentes e registrá-las na ficha de análise, de acordo com a natureza do documento.

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Biografia do Autor

Diana Rocha da Silva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em educação escolar pelo Programa de Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Araraquara/SP - 2017. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - 2011, Graduada em Biblioteconomia - UFMA, 2009. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - NEDHEL.

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará .Diretor do Centro de Ciências Sociais (2006-2015). Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq. Fonte: Plataforma Lattes

Samuel Luis Velazquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Possui graduação em Artes pelo Instituto Superior de Artes de Havana ? ISA (1996) e em Filosofia pela Universidade da Habana (1996). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Pós-Doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles - França (2014-2015). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor Associado I do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: (PPGE) e do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA e do PPGEd da UFPA. Professor colaborador do Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História do Maranhão, Historia do Livro e da leitura e Cultura Material Escolar. Fonte: Plataforma Lattes.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

SILVA, Diana Rocha da; CASTRO, Cesar Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez. Acervos provocados e possibilidades de pesquisa sobre o patrimônio histórico bibliográfico educativo no APEM. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021018, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15805. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15805. Acesso em: 24 abr. 2024.