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A construção interpretativa na canção popular
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Palavras-chave

Voz
Corpo
Emoção
Cantor
Interpretação

Como Citar

SANTOS, Fabiana Cozza dos; PALLADINO, Ruth Ramalho Ruivo. A construção interpretativa na canção popular: "Tiro de Misericórdia" na voz de Titane. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 142–158, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13152. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13152. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Ao refletirmos sobre a figura do intérprete na canção popular é natural elegermos algumas personalidades em detrimento a outras. Uma justificativa simplória, imediata, estaria calcada na questão da emoção. A interpretação de um cantor emociona mais porque é “verdadeira”, sugere “domínio da cena”, faz parecer que o cantor “vive” a canção, “sente” a música garantindo um lugar diferenciado aos intérpretes. Este artigo teve por objetivo discutir o processo de interpretação em “Tiro de Misericórdia” (João Bosco e Aldir Blanc) na leitura da cantora Titane. Como um estudo exploratório, descritivo, foi feita uma entrevista com a artista, buscando identificar e descrever seu processo criativo por meio da reelaboração da canção, construção da dramaticidade textual, corporal e vocal, do pensamento e do discurso assumido por ela. Observou-se que a escolha da canção é fator imperativo, já que o intérprete se apodera da obra moldando-a ao próprio corpo, numa habilidade que envolve o som e suas propriedades, sem prescindir de sua imaginação e inventividade contornados pela vivência e sua bagagem sociocultural. 

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13152
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