Resumo
Este artigo tem a intenção de apontar caminhos para a análise do choro, a partir de um referencial teórico da retórica musical (CANO, 2011; BARTEL, 1997; RATNER, 1980). O texto associa alguns conceitos da retórica musical com procedimentos usados na música que surgiu no Brasil no século XIX a partir das danças que chegaram da Europa. São apresentadas as supostas origens e significados do termo choro (TINHORÃO, 1991; ARAGÃO, 2013; CAZES, 2010). São descritos os contextos do surgimento da retórica, da música poética e do desenvolvimento do sistema retórico-musical, a partir de pesquisas musicológicas em tratados barrocos (REBOUL, 2004; CANO, 2011; BUELOW, 1980). São expostas aplicações da chamada “teoria das tópicas” fora do âmbito da música barroca — incluindo-se aí o classicismo europeu (RATNER, 1980), diferentes estilos musicais brasileiros (PIEDADE, 2007) e o choro, especialmente. Por fim, são relacionados alguns conceitos e usos de figuras retóricas para propor um paralelo possível entre exemplos musicais extraídos de obras barrocas e de peças do repertorio de choros.
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