Banner Portal
Organização prosódica e efeitos de sentido em quatro diferentes interpretações de “Na Batucada da Vida”
PDF

Palavras-chave

Interpretação vocal
Prosódia
Canção popular brasileira
Efeitos de sentido

Como Citar

GELAMO, Renata Pelloso. Organização prosódica e efeitos de sentido em quatro diferentes interpretações de “Na Batucada da Vida”. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 31–55, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13052. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13052. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Proponho, neste estudo, um olhar sobre o fenômeno da voz, no qual aspectos linguísticos da interpretação vocal de uma canção possam ser levados em conta. Com base na teoria da Fonologia Prosódica, proponho compreender como um grupo de juízes percebe auditivamente, a maneira como Carmen Miranda, Dircinha Batista, Elis Regina e Ná Ozzetti organizam prosodicamente o texto da canção “Na batucada da vida”. Analiso mais especificamente a percepção de como as intérpretes organizam e delimitam a frase entonacional (I), constituinte da hierarquia prosódica cujos limites podem ser marcados por pausas. Como I é um constituinte que leva em conta para sua definição elementos semânticos, a criação de diferentes efeitos de sentido em cada interpretação pode ser definida a partir dos diferentes modos de organizar I. Ao compactuar com a visão de que voz e linguagem não se separam, demonstro, com base nos diferentes modos de organizar a frase entonacional, as possíveis atribuições de sentido para as interpretações. Aos diferentes modos de organização, atribuem-se marcas de subjetividade das intérpretes. Por outro lado, as semelhanças podem decorrer da influência das intérpretes mais antigas sobre as mais recentes, assim como da influência de informações de natureza musical. 

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i2.13052
PDF

Referências

ABERCROMBIE, D. Elements of general phonetics. Edinburgh: Edinburgh Universitty Press, 1967.

BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARROSO, A. e PEIXOTO, L. Na Batucada da Vida. Intérprete: Carmen Miranda. In: CARMEN MIRANDA. A pequena notável. Curitiba: Revivendo, p199X. CD. Faixa 14.

______. Na Batucada da Vida. Intérprete: Dircinha Batista. In: ARY BARROSO. Nossa homenagem 100 anos. Curitiba: Revivendo. CD. Faixa 20.

______ Na Batucada da Vida. Intérprete: Elis Regina. In: ELIS REGINA. Elis. São Paulo: PolyGram, p1988. CD. Faixa 2.

______ Na Batucada da Vida. Intérprete: Miúcha. In: MIÚCHA & ANTÔNIO CARLOS JOBIM. Miúcha/Tom Jobim. RCAVictor, p1977. LP. Faixa 4. _

_____ Na Batucada da Vida. Intérprete: Eliseth Cardoso. In: ELISETH CARDOSO. Ary Amoroso. São Paulo: Columbia, p1991. CD. Faixa 2.

______ Na Batucada da Vida. Intérprete: Ná Ozzetti. In: NÁ OZZETTI. Show. Barueri: Som Livre, p2001. CD. Faixa 8.

BATISTA, C. G. Concordância e fidedignidade na observação. Psicologia, v. 3, n.2, 39- 49, jul, 1977.

BISOL, L. Constituintes Prosódicos. In. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, p. 247-61.

CAGLIARI, L. C. Da importância da prosódia na descrição de fatos gramaticais. In. ILARI, R. (Org.) Gramática do Português Falado. Campinas: Unicamp/São Paulo: Fapesp, Vol.2: Níveis de Linguística, 1993.

FERREIRA, L. P. Usos da voz em contexto profissional: para além da clínica terapêutica. In: FERREIRA, L. P., ANDRADA, M. A. Saúde Vocal: Práticas Fonoaudiológicas. São Paulo: Roca, 2002.

GELAMO, R. P. Organização prosódica e interpretação de canções: a frase entonacional em quatro diferentes interpretações de Na Batucada da Vida. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2006.

______. Expressividade – trajetória da fonoaudiologia brasileira. In: KYRILLOS, L. (Org.) Expressividade - da teoria à prática. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

GROVE, G. The new Grove dictionary of music and musicians, edited by Stanley Sadie, 1980.

NESPOR, M.; VOGEL, I. Prosodic Phonology. Dordrecht: Foris Publications, 1986.

OZZETTI, N. Entrevista [mensagem pessoal]. Mensagem recebida de em 01 maio 2005.

SCHOENBERG, A. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.