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"Gente Humilde": um tema, duas canções
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Palavras-chave

Canção popular brasileira
Décadas de 1950 e 1960
Gente humilde
Condição de pobreza

Como Citar

VICENTE, Rodrigo Aparecido. "Gente Humilde": um tema, duas canções. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 37–66, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v2i2.12939. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12939. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Neste estudo, são analisadas duas versões de “Gente humilde” (Garoto), obra originalmente composta para violão que recebeu, entre 1950 e 1970, duas interpretações na forma de canção. A primeira, de autoria desconhecida, é uma narrativa em terceira pessoa que busca representar um espaço sócio-geográfico habitado pelos grupos menos favorecidos economicamente, traduzindo um imaginário para o qual esse espaço se constitui enquanto reserva de “pureza” e “felicidade”. Já na segunda versão, assinada por Vinicius de Moraes e Chico Buarque, ouve-se um momento de autorreflexão de um individuo sensibilizado com a precariedade das condições sociais de existência dos mais “humildes”, oscilando, contudo, entre uma postura mais consequente do ponto de vista político e outra marcada pela tentativa de retorno a um modo de vida comunitário. Tanto na primeira versão, narrada por uma espécie de “voz social”, quanto na segunda, que aponta para a crise de uma autoimagem orientada pelo ideal de “povo” e “nação” enquanto “totalidade”, constata-se que a condição de pobreza acaba por ser naturalizada. Neste artigo, procurar-se-á demonstrar como essa naturalização pode ser identificada a partir de uma análise formal das obras que enfatize as ambivalências e contradições inscritas em suas estruturas.

https://doi.org/10.20396/muspop.v2i2.12939
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