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De “A preta do acarajé” (Dorival Caymmi) a “Carioca” (Chico Buarque)
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Tabela, p. 28.

Palavras-chave

Dorival Caymmi
Chico Buarque
Canção popular brasileira

Como Citar

GARCIA, Walter. De “A preta do acarajé” (Dorival Caymmi) a “Carioca” (Chico Buarque): canção popular e modernização capitalista no Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 30–57, 2012. DOI: 10.20396/muspop.v1i1.12875. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12875. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O artigo analisa recursos poéticos e musicais das canções “A preta do acarajé” (Dorival Caymmi) e “Carioca” (Chico Buarque), e busca interpretar dois momentos de passagem de um certo sistema da canção popular-comercial brasileira. Em sua etapa inicial, esse sistema assinala a transição de formas populares de tradição oral, dentre as quais se destaca o pregão de rua, para o disco e o rádio. Aspectos fundamentais da forma artística e da atuação mercadológica da canção são esclarecidos a partir dessa relação. Já no segundo momento de passagem, o jingle parece assumir o lugar do pregão. E a canção de Chico Buarque desempenha um papel semelhante ao da crônica jornalística. A fim de esclarecer essas transições, que apontam para um processo cultural e econômico mais amplo, “A preta do acarajé” e “Carioca” são examinadas na totalidade de sua forma, à luz tanto da formação da sociedade brasileira como de seus impasses atuais.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i1.12875
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