Banner Portal
Vol. 8 No. 1 (2020): Figura. Studies on the Classical Tradition. Dossier 'Estudos em Homenagem a Luiz Marques'
Figura. Studies on the Classical Tradition. Dossier 'Estudos em Homenagem a Luiz Marques'

Front Cover: Michelangelo Buonarroti. Last Judgment (detail). Fresco, 1536-1541, Sistine Chapel, Rome.

Dossier

Alexandre Ragazzi, Cássio Fernandes, Patricia Dalcanale Meneses
5-7
Foreword
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13573
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13573
Renato Menezes Ramos
8-35
Il terrore di que’ giorni: Michelangelo e Signorelli
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13574
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13574
Antonio Leandro Barros
36-75
Por que História da Arte não faz greve?
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13575
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13575
Fernanda Marinho
76-100
Da ocupação à degradação: o espaço nas narrativas da história da arte
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13576
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13576
Elaine Dias
101-114
Luiz Marques e o século XIX: apontamentos sobre os Taunay no Brasil e na França
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13578
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13578
Ianick Takaes de Oliveira
115-149
One touch of Venus. Notes on a cardiac arrest at the Uffizi
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13579
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13579
Juliana Barone
150-163
Overbalanced wheels: Leonardo’s studies of perpetual motion in context
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13580
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13580
Maria Berbara
164-183
Um exemplo de continuidade entre a representação do sacrifício cristão, hebraico e greco-romano no Renascimento: o friso da nave central de San Giovanni Evangelista, em Parma
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13581
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13581
Larissa Carvalho
184-210
Vico a Vecellio: indagações sobre a circulação de modelos nos livros de trajes do século XVI
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13582
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13582
Paula Ferreira Vermeersch
211-229
“As cenas da vida de Moisés” de Botticelli na Capela Sistina: narrativas pictóricas e fontes literárias no final do Quattrocento
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13583
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13583
Tamara Quírico
230-254
Hic est enim sanguis meus. Considerações sobre a Crucificação e representações visuais do sangue de Cristo entre o fim da Idade Média e a Primeira Época Moderna
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13584
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13584
Leticia Martins de Andrade
255-298
O grupo das Santanas bolo de noiva paulistas: apresentação e interpretação
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13585
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13585

Articles

Thainan Noronha de Andrade
299-320
Omnia vincit amor: A teoria do amor platonicus e os Emblemata de Andrea Alciato
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13588
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13588

Documents

Serzenando A. Vieira Neto
321-358
Peritos e historiadores da arte: método e fundamentação teórica em Anton Springer
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13589
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13589
Naiara Damas
359-366
Um laboratório de estudos culturais
https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13590
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20396/figura.v8i1.13590