Banner Portal

About the Journal

Foco e escopo

Figura: Estudos sobre a Tradição Clássica  é uma revista internacional a ser publicada on-line e com acesso irrestrito, a fim de disseminar pesquisas e redações atuais sobre o repertório da Tradição Clássica. A revista abrange estudos da cultura visual e textual da Antiguidade, bem como apropriações e transfigurações desse legado no mundo antigo e pós-antigo. A pós-antiguidade pode ser considerada para incluir o período contemporâneo; portanto, o ponto de corte usado como quadro de referência para o conteúdo proposto por Figura é conceitual e não temporal, o que exige uma distinção a esse respeito.

Tradição Clássica
É útil observar a multidimensionalidade da noção de "clássico" adotando uma abordagem anteriormente vista como negativa. O clássico aqui não se refere a um estilo codificado nos vários classicismos históricos cujas características compartilhadas, por assim dizer, eram a preferência por um repertório elevado, um senso de centralidade, unidade, transparência estrutural, um ideal de simplicidade, um gosto pelo jogo disciplinado entre regra e variedade. Em segundo lugar, o clássico aqui não tem relação com uma psicologia da percepção que veria nela uma constante do espírito. Em terceiro lugar, o clássico aqui não estaria associado a nenhum resíduo julgador, no âmbito de uma antítese Clássica / Anticlássica, na qual o segundo termo seria reservado a impulsos ou impulsos de natureza criativa, inovadora, experimental ou subjetiva.
Uma vez liberada desses três sentidos "clássicos" envolvidos em perspectivas excessivamente específicas, a noção de Tradição Clássica pode ser definida de maneira mais objetiva. Refere-se ao processo histórico pelo qual as culturas surgidas da Antiguidade Mediterrânea estruturaram suas coordenadas mentais, tópicos e procedimentos argumentativos para constituir um repertório de formas (visual, literária, retórica, mitológica, filosófica, religiosa, científica, musical, etc.) em um movimento incessante de cristalização, transmissão e transformação dos significados dos modelos antigos.

Objetivo
Nesta perspectiva conceitual, o objetivo da Figura é estimular estudos acadêmicos de fenômenos e questões específicas claramente delimitados, mas com o espírito de incentivar o diálogo entre diferentes campos do conhecimento e ampliar o debate, atendendo ao autônomo - e ao mesmo tempo interconectado - caráter das esferas da cultura visual e textual.
Em suma, incentiva pesquisas que não perdem de vista os vários aspectos do termo para o qual o periódico foi nomeado - Figura - divulgado pelo ensaio infalivelmente contemporâneo de Erich Auerbach de 1938 [1]. Do exílio em Istambul, Auerbach teve um alcance muito maior ao narrar o gesto de uma palavra européia cuja plasticidade está inscrita em sua própria história. Seu sentido original era concreto e visual - “objeto modelado em argila” por um oleiro (figulus [2]), mas mais camadas de significado foram gradualmente adicionadas, “abrangendo aparência sensível e formas relacionadas à gramática, retórica, lógica, matemática e depois até música e dança.
Utque Novis facilis signatur cera figuris
Nec manet ut fuerat Formas ne SERVAT easdem,
Sed tamen ipsa eadem est ... [3]

Estrutura Editorial
Figura espera publicar estudos em arqueologia e história da arte, permanecendo aberto a estética e história da literatura, música, retórica , filosofia e religião, priorizando abordagens que não percam de vista a Antiguidade como o quadro de referência em que os fenômenos estudados estão situados.
Essa estrutura editorial visa oferecer uma gama de textos em que os estudos e textos atuais do repertório são equilibrados e correspondem entre si, sejam fontes ou marcadores significativos na história da reflexão sobre a tradição clássica.
Sempre que possível, portanto, cada edição da Figura conterá:

uma. um dossiê temático;
b. estudos ocasionais;
c. um comentário sobre uma exposição ou uma iniciativa museológica;
d. uma revisão de um ensaio ou nova publicação;
e uma fonte ou texto do repertório, precedido por uma introdução contextualizando-o e justificando sua relevância.

A Figura aceitará contribuições em inglês, francês, italiano, espanhol e português.

*A Revista não cobra nenhum tipo de taxa para submissão ou edição de propostas e seu acesso é livre.

* The Journal dos not charge for submissions or processing. Figura is an open access journal.

_________________________________________________________________
[1] Cf. Erich Auerbach, "Figura". Archivium Romanicum, 22, 1938, pp. 436-489, republicado em Neue Dantestudien, Istambul: I. Horoz, 1944.
[2] Cf. A. Ernout, A. Millet, Dictionnaire étymologique de la langue latine (1932), Paris: Klincksieck, 2001, p. 235: “fingo, -is, finxi, fictum, -gere: propriedade 'modeler dans l'argile', cf. figulus, «potier» (…); fictício 'pâtissier' e 'sculptpteur'; (…) Varr., LL 7: fictor cum dicit fingo, figuram imponit [“O criador de imagens (fictor), quando diz fingo (eu forma), coloca uma figura na coisa”]. Puis par extension: “façonner” (de um modo geral, sentido físico e moral) ”.
[3] Ovídio, Met., XV, 169-171, ed. G. Lafaye, Paris: Les Belles Lettres, 1962, vol. III, p. 126. ("E como a cera macia é carimbada com novas figuras e não permanece como era, nem mantém as mesmas formas, embora permaneça a mesma ...").

Processo de Revisão por Pares

Todos os trabalhos submetidos serão submetidos a uma avaliação preliminar pelos editores, assessorados pelos membros do Conselho Editorial, a fim de verificar sua adequação ao escopo da Figura.

Dois árbitros revisarão todos os trabalhos aprovados na avaliação preliminar que atendam aos requisitos descritos nas Diretrizes de Submissão. No caso de relatórios antagônicos, um terceiro decidirá. A decisão sobre a oportunidade da publicação dos trabalhos submetidos cabe ao Conselho Editorial.

Frequência de publicação

Semestral