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Meu, seu, nosso corpo perfeito
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Palavras-chave

Ensino de Ciências
Temas transversais
Corpo perfeito
Imagem corporal
Transtornos alimentares

Como Citar

DE SOUSA, Bruce Lorran C. M.; SATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz; DA SILVA, Lorrany Cristina Teixeira; GOMES, Eloisa Silva. Meu, seu, nosso corpo perfeito: uma reflexão sobre a imagem corporal no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9898. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

As mudanças biopsicossociais da adolescência possibilitam o condicionamento destes indivíduos pelos padrões de beleza, especialmente buscando aceitação. Contudo, a busca intensa e prejudicial deste padrão pode conduzi-los a transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia. Ao incluir esta temática no Ensino de Ciências estimula-se a reflexão dos fenômenos naturais, além de seu caráter transversal. Realizou se um minicurso, com a temática Educação alimentar, porém somente as percepções dos/as estudantes sobre o corpo perfeito e transtornos alimentares compõem este trabalho. O planejamento e a realização desta intervenção ocorreram na disciplina estágio supervisionado 4 do curso Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia foi qualitativa com delineamento etnográfico e os dados sofreram análise de conteúdo por categorização. Os resultados evidenciam que os/as estudantes ainda estão sujeitos a influência dos padrões de beleza perpetuados na mídia, contudo observa-se que parte dos mesmos está satisfeita com sua imagem corporal.

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