Banner Portal
Meu, seu, nosso corpo perfeito
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ensino de Ciências
Temas transversais
Corpo perfeito
Imagem corporal
Transtornos alimentares

How to Cite

DE SOUSA, Bruce Lorran C. M.; SATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz; DA SILVA, Lorrany Cristina Teixeira; GOMES, Eloisa Silva. Meu, seu, nosso corpo perfeito: uma reflexão sobre a imagem corporal no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9898. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

As mudanças biopsicossociais da adolescência possibilitam o condicionamento destes indivíduos pelos padrões de beleza, especialmente buscando aceitação. Contudo, a busca intensa e prejudicial deste padrão pode conduzi-los a transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia. Ao incluir esta temática no Ensino de Ciências estimula-se a reflexão dos fenômenos naturais, além de seu caráter transversal. Realizou se um minicurso, com a temática Educação alimentar, porém somente as percepções dos/as estudantes sobre o corpo perfeito e transtornos alimentares compõem este trabalho. O planejamento e a realização desta intervenção ocorreram na disciplina estágio supervisionado 4 do curso Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia foi qualitativa com delineamento etnográfico e os dados sofreram análise de conteúdo por categorização. Os resultados evidenciam que os/as estudantes ainda estão sujeitos a influência dos padrões de beleza perpetuados na mídia, contudo observa-se que parte dos mesmos está satisfeita com sua imagem corporal.

PDF (Português (Brasil))

References

AZAMBUJA, C. R.; PANDOLFO, K. M.; SANTOS, D. L. dos. Autopercepção da imagem corporal e o estado nutricional de escolares. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. v. 8. n. 47. p.316-321, set./out. 2014.

AZEVEDO, S. N. Em busca do corpo perfeito: Um estudo do narcisismo. Curitiba: Centro Reichiano, 2007. Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos.htm. Acesso em: 18 set. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edição 70, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BRAVO, F. M.; DOMINGUES, J. V. Concepções de beleza para adolescentes anoréxicos(as) e bulímicos(as) em uma escola na cidade de Rio Grande/ RS. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Rio Grande do Sul, v. 04, ed. especial, p. 1-16, fev. 2018

CARDOSO, E. S.; VELOZO, E. O corpo feminino na adolescência: os saberes de estudantes sobre anorexia e bulimia. Cinergis. Rio Grande do Sul, v. 10, n. 2, p. 62-68, jul-dez. 2009.

DANTAS, J. B. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 898-912. 2011.

LOPES, A. R. C. Pluralismo cultural em políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A. F. B (org). Currículo: políticas e práticas. 1. ed. Campinas: Papirus, 1999. p 59-80.

MACEDO, E. F. de. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, A. F. B (org). Currículo: políticas e práticas. 1. ed. Campinas: Papirus, 1999. p 43-58.

MIRANDA, V. P. N. et al. Insatisfação corporal em adolescentes brasileiros de municípios de pequeno porte de Minas Gerais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 190-7. 2011.

MOL, G. S. Pesquisa qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v. 5, n. 9, p. 495-513, dez. 2017.

SANTOS, M. A. P.; OLIVEIRA, M. F. A de. Uma metodologia investigativa para o ensino do distúrbio alimentar anorexia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 15, n. 2, p. 215-239. 2016.

SCATOLIN, H. G. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. Psicologia Revista. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 115-120, 2012.

SILVA, M. L. de A.; TAQUETTE, S. R.; COUTINHO, E. S. F. Sentidos da imagem corporal de adolescentes no ensino fundamental. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 48, n. 3, p. 338-444. 2014.

UCHÔA, F. N. M. et al. Causas e implicações da imagem corporal em adolescentes: um estudo de revisão. Cinergis. Rio Grande do Sul, v. 16, n. 4., p. 292-298. 2015.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Download data is not yet available.