A percepção dos licenciandos de ciências naturais sobre o uso pedagógico de revistas de divulgação científica

Autores

  • Raiane Tavares Fortuna Universidade de Brasília - UnB
  • Rosylane Doris de Vasconcelos Universidade de Brasília - UnB
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

ensino de ciência; revista de divulgação científica; formação de professores de Ciências Naturais.

Resumo

O uso de revistas e textos de divulgação científica como recursos didáticos para auxiliarem no ensino de ciência têm sido indicados em muitas pesquisas. Este trabalho teve como objetivo conhecer a percepção de licenciandos de Ciências Naturais sobre o potencial pedagógico do uso de revista de divulgação científica para o Ensino de Ciências. A metodologia foi qualitativa e utilizou-se um questionário com questões abertas como instrumento de pesquisa. A pesquisa foi exploratória e a análise dos dados indicou que a maioria dos estudantes tem pouco conhecimento sobre o potencial pedagógico das revistas de divulgação cientifica para o ensino de Ciências, além de confundirem estas revistas com as de comunicação científicas.  Neste contexto, acreditamos que é preciso ampliar a discussão sobre o potencial dos textos e revistas de divulgação científica para o aprendizado das ciências neste curso de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação Científica: Aproximações e rupturas conceituais Informação & Informação, Londrina, v. 15, p. 1-12, 2010. (Número especial).

FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu.; QUEIROZ, Salete Linhares. Texto de Divulgação Cientifica no Ensino de Ciências: Uma Revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.5, n.1, p.3-31, 2012.

GERMANO, Marcelo Gomes. Uma nova ciência para um novo senso comum. In: ______. (Org.). Popularização da ciência e tecnologia: limitações e possibilidades. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 279-334.

GOMES, Marisa da Costa; POIAN Andrea Thompson da; GOLDBACH, Tânia. Revistas de divulgação científica: concepções sobre os temas alimentação-metabolismo energético. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007. Florianópolis. Anais eletrônico [...]Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p550.pdf. Acesso em 23 de jun. 2017.

GOMES, Verenna Barbosa. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

JORGE, Juliana; ESCOLANO,. Ângela Coletto Morales; CASSIOLATO, Ana Maria Rodrigues. Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4 p. 1015-1025, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LIMA, Guilherme Silva. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MARTINS, Isabel; CASSAB, Mariana; ROCHA, Marcelo Borges. Análise do processo de reelaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.1, n.3, p.1-9, 2001.

MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Forum de Ciência e Cultura, 2002, p. 43-65.

NASCIMENTO, Silvana Souza. O gênero radiofônico e a divulgação da Ciência e da Tecnologia. In: GIORDAN Marcelo; CUNHA Marcia Borin (Org.). Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijúi, Editora Unijui, 2014.

NASCIMENTO, Tatiana Galieta. Definições de Divulgação Científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Ciência em tela, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, 2008.

NASCIMENTO, Tatiana Galieta; REZENDE, Mikael Junior Frank. A produção sobre divulgação científica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 97-120, 2010.

NASCIMENTO FILHO, Carlos Alberto; PINTO, Sabrine Lino; SGARBI, Antonio Donizetti. Um ensaio sobre divulgação científica. In: Carlos Roberto Pires Campos (Org.). Divulgação científica e ensino de ciências – debates preliminares. Vitoria; IFES, 2015, p. 11-23.

SANTIAGO, Jussara Freire de Azevedo; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; NORONHA, Claudianny Amorim. Concepções de professores do ensino básico sobre o uso de textos de divulgação Científica em aulas de ciências e biologia. Revista Enseñanza de las Ciencias, n.extra, p. 5469-5474, 2017.

TERRAZZAN, E. A.; GABANA, M. Um estudo sobre o uso de atividade didática com texto de divulgação científica em aulas de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru. Anais eletrônico [...]Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL172.pdf. Acesso em 23 de jun. 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

FORTUNA , R. T. .; DE VASCONCELOS, R. D. .; ROTTA, J. C. G. . A percepção dos licenciandos de ciências naturais sobre o uso pedagógico de revistas de divulgação científica . Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020011, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14408. Acesso em: 14 jun. 2021.