Transexualidade
Homossexualidade
Educação em saúde.

NUNES, Marcela Queiroz Spinassé; JUNIOR, Amilton dos Santos; GOBBO, Rafael; LIMA, Ewerton H. R. T.; TOLEDO, Vanessa P.; CONSTANTINI, Ana Carolina; AZEVEDO, Renata C. S.; CELERI, Eloisa H. R. V.; DALGALARRONDO, Paulo. A percepção das questões transgênero e homossexual por estudantes de medicina da universidade estadual de Campinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018950. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/950. Acesso em: 27 ago. 2024.

O gênero e a orientação sexual desempenham um papel fundamental na forma através da qual o indivíduo se define e experiencia seu meio social. Falar de transgeneridade e homossexualidade na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) é trazer à tona questões que são desconhecidas por grande parte dos acadêmicos e profissionais de saúde. O objetivo deste estudo é a criação de um banco de dados que possibilite caracterizar e analisar percepções e valores de estudantes do terceiro ano de graduação do curso de Medicina da Unicamp com temas ligados à população transgênero e homossexual, bem como a forma que o cuidado em saúde integral destas populações tem sido trabalhado durante o processo de educação em saúde. Os resultados mostram que a maioria (61 [66,3%] e 67 [72,8%]) dos participantes acredita que seu atual curso de graduação não tem contemplado ou tem contemplado de forma insatisfatória o aprendizado em saúde de indivíduos transgêneros e homossexuais, apesar de os alunos próprios alunos perceberem (68 [73,1%] e 64 [68,8%] ) que essa população é vulnerável a problemas de saúde mental.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.