Qualidade de voz após reconstrução laringotraqueal em crianças e adolescentes
PDF

Palavras-chave

Reconstrução laringotraqueal
Qualidade vocal
Percepção de pais/cuidadores.

Como Citar

BATISTA, Jessica Estefanya; CONSTANTINI, Ana Carolina; MAUNSELL, Rebecca; SOARES, Nayara. Qualidade de voz após reconstrução laringotraqueal em crianças e adolescentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018664. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/664. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A estenose laringotraqueal (ELT) ocorre quando há redução do calibre das vias aéreas. O foco do tratamento da ELT é o desenvolvimento de uma via aérea adequada com preservação ou melhoria da qualidade vocal e, para isso, as opções cirúrgicas são individualizadas para cada paciente. O objetivo geral do estudo foi verificar a qualidade vocal de crianças pós reconstrução laringotraqueal e o objetivo específico foi conhecer a percepção dos pais ou cuidadores sobre a voz de crianças que passaram por reconstrução laringotraqueal e analisar, por meio de avaliação perceptivoauditiva, a qualidade vocal pós-reconstrução laringotraqueal. Método: Através da aplicação do Protocolo Qualidade de Vida em Voz Pediátrico (QVV-P) e a realização da gravação da voz dos participantes em cabine acústica seguindo protocolo do Consenso da Avaliação Perceptivo auditiva da voz - CAPE-V (ASHA 2003) enviada à dois juízes fonoaudiólogos com experiência em voz para a análise perceptivoauditiva. A análise do resultado foi realizada após cálculo do escore do Protocolo Qualidade de Vida em Voz Pediátrico (QVV-P) e da obtenção das respostas dos juízes após preenchimento do protocolo CAPE-V. Conclusão: O procedimento de RLT gerou, nos participantes desta pesquisa, alteração da qualidade de vida relacionada à voz. A análise da qualidade vocal destas crianças evidenciou alterações de grau moderado, justificando, possivelmente, o prejuízo na qualidade de vida.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018664
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.