Resumo
O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) é um curso superior, com abordagem interdisciplinar, considerada uma porta de entrada e inclusão para muitos alunos de escola pública. Tendo em vista a recente implantação deste curso-piloto, o objetivo desta pesquisa é descrever o perfil sociodemográfico, sociocultural e a identidade psicossocial desses alunos. Trata-se de um estudo descritivo, que foi realizado através da aplicação de questionários que abordavam aspectos sociodemográficos, socioculturais, identidade psicossocial, além de espiritualidade e prática religiosa, aos alunos do primeiro e segundo ano do programa, durante o segundo semestre de 2017, e alunos ingressantes, no primeiro semestre de 2018. Não foram entrevistados aqueles que recusaram a responder o questionário ou estiveram ausentes no momento da entrevista. Foram aplicados os instrumentos à 299(84,7%) estudantes, dos quais, a maioria era do sexo feminino 170(56%), com uma média de 18 anos, nos quais 157(52%) se autodeclararam brancos, 91(30%) pardos, 49(16%) negros e 5(1,6%) indígenas. Apenas 87(14%) dos pais e mães desses alunos completaram ensino superior ou pós-graduação e 249(85%) dos alunos apresentaram-se satisfeitos quanto ao programa que estão cursando. Com base nos dados obtidos, evidencia-se a importância deste programa para a inclusão dos alunos na universidade pública, e se faz necessária a realização de mais trabalhos para analisar o perfil e necessidades desta população.
Referências
Andrade C, Gomes F, Knobel M, Silva AM. Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812012000400009&script=sci_abstract&tlng=pt
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