Parâmetros acústicos de qualidade vocal pré e pós realização de exercício de trato vocal semiocluído
PDF

Palavras-chave

Qualidade da voz
Treinamento da voz
Canto popular.

Como Citar

MARTINHO, Diego Henrique da Cruz; CONSTANTINI, Ana Carolina. Parâmetros acústicos de qualidade vocal pré e pós realização de exercício de trato vocal semiocluído. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018353. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/353. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Objetivos: investigar um conjunto de parâmetros acústicos pré e pós realização de três exercícios de trato vocal semiocluído por um coro cênico amador. Correlacionar achados acústicos e de autopercepção da qualidade vocal. Métodos: pesquisa quantitativa de caráter transversal com a participação de 26 coristas (SATB) que realizaram os seguintes ETVSO: fonação em tubo de menor resistência (LaxVox®), finger kazoo e fonação com canudo de alta resistência. Foi realizada gravação pré e pós execução das técnicas e aplicado questionário de autoavaliação vocal. Extração e análise de um conjunto de parâmetros acústicos de 156 amostras de fala. Conclusão: a autopercepção dos sujeitos classificou o tubo LaxVox® como mais adequado às vozes graves e menos adequado às agudas, enquanto que o canudo de alta resistência se adequou melhor às vozes agudas e menos às graves. Os resultados da análise acústica vão de encontro aos achados da autopercepção dos sujeitos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018353
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.