Perfil descritivo e comparativo dos estudantes de graduação em medicina da Unicamp nos anos de 2005 e de 2017 quanto à religião, espiritualidade e vida religiosa
PDF

Palavras-chave

Religião
Espiritualidade
Universidade.

Como Citar

COSTA, Letícia Godoy da; SANTOS JUNIOR, Amilton dos; SCHLITTER, Leandro Xavier de Camargo; DALGALARRONDO, Paulo. Perfil descritivo e comparativo dos estudantes de graduação em medicina da Unicamp nos anos de 2005 e de 2017 quanto à religião, espiritualidade e vida religiosa. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018843. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/843. Acesso em: 27 ago. 2024.

Resumo

A religião e a espiritualidade têm grande influência em diversos aspectos da vida. Vivências espirituais e religiosas têm associação com aspectos psicológicos e de comportamento, e têm forte relação com a saúde mental. Os estudantes geralmente desenvolvem seus propósitos de vida e têm suas identidades consolidadas na universidade. Por isso, estudar a relação da religião e da espiritualidade com a universidade se mostra relevante. Nesse estudo, aspectos de espiritualidade, religião e vida religiosa dos estudantes de graduação em medicina na primeira metade do curso foram analisados, comparando-se os resultados obtidos em aplicações de questionários anônimos e de autopreenchimento, em sala de aula, em 2005 e em 2017. Foram avaliados 187 questionários respondidos em 2005, e 163 em 2017. A análise dos resultados levou á conclusão de que o perfil de espiritualidade e religião dos estudantes nesse período se alterou, com diminuição do interesse por esses aspectos da vida já nos primeiros anos da vida universitária.Também se concluiu que, dentre os alunos com alguma forma de religião, aumentou o percentual de estudantes evangélicos .

https://doi.org/10.20396/revpibic262018843
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.