O estudante da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Estudantes
Saúde mental
Bullying

Como Citar

SILVA, Laysla da et al. O estudante da Unicamp: perfil sociodemográfico, qualidade de vida, identidade pessoal e social, espiritualidade, sexualidade, uso de álcool e outras substâncias psicoativas, saúde física e mental. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193036. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3036. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O estudante universitário de graduação vive uma etapa delicada, de transição em diversas esferas de sua vida, que implica em riscos para sua saúde física e mental e pior qualidade de vida. Diversos fatores podem contribuir para essa situação, como o afastamento de um círculo conhecido de relações familiares, conjugais e sociais; novas rotinas de estudo; competitividade; diminuição da prática de atividades físicas; alimentação e sono inadequados; distribuição e dimensão de cargas horárias de estudo, estágios e trabalhos; problemas por uso de substâncias psicoativas; e comportamentos sexuais de risco. Experiências negativas de outras épocas da vida, como terem sido vítimas de bullying durante o ensino médio, estão entre fatores que podem impactar qualidade de vida e saúde mental em outras épocas da vida, incluindo o período universitário.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193036
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.