Análise etiológica dos traumatismos dentários associados aos traumas maxilofaciais
PDF

Palavras-chave

Traumatismos dentários
Etiologia
Fraturas ósseas.

Como Citar

FEIJAO, Luiza Fernandes; SOARES, Adriana de Jesus; ZAIA, Alexandre Augusto; GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; ALMEIDA, José Flávio Affonso de; LAZZARI, Jaqueline Mafra. Análise etiológica dos traumatismos dentários associados aos traumas maxilofaciais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018934. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/934. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As causas dos traumas podem ser diversas, desde quedas da própria altura, violência física, até acidentes automobilísticos. As lesões dentais traumáticas podem resultar em danos aos tecidos dentários, periodontais e moles. Dependendo da severidade do acidente fraturas aos ossos faciais também podem ocorrer. Este estudo retrospectivo teve como objetivo realizar um levantamento epidemiológico da etiologia e prevalência dos traumatismos dentários e faciais. Foram selecionados 100 prontuários clínicos, de pacientes entre 7 a 50 anos de idade, acometidos por traumatismo dentário, atendidos no Serviço de Traumatismos Dentários, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP- UNICAMP, durante o período de março de 2007 a março de 2017. Foram coletados dados de acordo com os seguintes aspectos: sexo, idade, etiologia do trauma, número de dentes acometidos, classificação do dente permanente traumatizado, tempo entre o trauma e o primeiro atendimento no serviço, classificação da lesão dentária traumática em relação aos tecidos duros do dente, aos tecidos de suporte, presença de fratura óssea na maxila ou mandíbula e lesão aos tecidos moles. Também foi analisado o tempo entre o trauma e o primeiro atendimento, assim como o tratamento realizado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018934
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.