Análise da radiopacidade e tempo de presa de cimentos de alta plasticidade
PDF

Palavras-chave

Propriedades
Óxido de zinco
Óxido de bismuto
MTA.

Como Citar

MANCILHA, Mateus Carvalho de; SILVA, Marina Angelica Marciano da; PELEPENKO, Lauter Eston; ZAIA, Alexandre Augusto; SOARES, Adriana de Jesus; GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; ALMEIDA, José Flávio Affonso de. Análise da radiopacidade e tempo de presa de cimentos de alta plasticidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1018. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a radiopacidade e tempo de presa de cimentos reparativos de alta plasticidade, MTA HP, MTA Flow, MTA Flow + 5% ZnO, e um cimento experimental e comparar com MTA Angelus, MTA Angelus + 5% Óxido de zinco (ZnO) .Métodos A radiopacidade e o tempo de presa foram determinados de acordo com as especificações ISO 6876/2001. Os resultados foram submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e Pearson. A análise estatística foi realizada pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e Dunn (p <0,05).
Resultados A maior radiopacidade foi verificada para MTA Flow + 5% ZnO (p <0,05). Para o tempo de ajuste, os maiores valores foram encontrados para MTA (30,5 min), com diferença estatística em relação aos demais cimentos de teste (p> 0,05). Ao contrário, o MTA HP apresentou o menor tempo de ajuste (4,6 min) (p <0,05). Para o tempo final de ajuste, novamente o MTA apresentou os maiores valores (66,8 min), com diferença estatística em relação aos demais testes (p> 0,05). Conclusão Os cimentos de alta plasticidade testados apresentaram maior radiopacidade e menor tempo de preparo que a formulação convencional de MTA.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181018
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.