Monitoramento da microinfiltração coronária nos terços radiculares através do tempo
PDF

Palavras-chave

Microinfiltração
Endodontia
Terços radiculares.

Como Citar

ALVES, Flavia Salviano; GOMES, Brenda Paula Figueiredo De Almeida; PEREIRA, Eloá Cristina Bícego; GABRIELLI, Ezequiel; AVEIRO, Emelly de. Monitoramento da microinfiltração coronária nos terços radiculares através do tempo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018455. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/455. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A deficiência da restauração coronária influencia diretamente o sucesso do tratamento endodôntico. A microinfiltração coronária ocorre nos casos de perda do material restaurador provisório, fratura ou infiltração pela restauração coronária definitiva e cáries recorrentes, permitindo a contaminação do sistema de canais radiculares que pode atingir os tecidos periapicais. O caminho percorrido pela infiltração coronária atingindo os canais radiculares ainda não foi estudado. Objetivo: Avaliar in vitro, a contaminação nos terços radiculares, após a infiltração pela porção coronária, de dentes tratados endodonticamente. Foram selecionados 62 dentes, os quais foram montados em um aparato para simular a contaminação, que foi realizada com saliva humana de único voluntário. As coletas foram feitas por terços radiculares e os espécimes divididos em 5 grupos experimentais, variando o tempo de contato com a saliva. Foram coletadas amostras de guta-percha dos canais radiculares conforme os terços radiculares e as mesmas foram plaqueadas em FAA (Fastidious Anaerobe Agar) e meio de cultura seletivo M-Enterococcus, sendo analisadas quanto a contagem de unidade formadora de colônia (UFC).Os dados foram tabulados utilizando uma tabela de contingência e analisados estatisticamente através do teste de Kruskal-Willis, com nível de significância de 5%(p<0.05). Concluímos que os dentes foram progressivamente contaminados de acordo com o tempo, sendo o terço coronário o mais contaminado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018455
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.