Avaliação do efeito de medicações intracanais utilizadas na revascularização/revitalização pulpar na resistência de união (push-out) do MTA angelus branco® e MTA hp®
PDF

Palavras-chave

Dentes com ápice aberto
Push-out
Revascularização pulpar.

Como Citar

SILVA, Kevillin Bruniely Martiniano da; SOARES, Adriana de Jesus; PRADO, Marina de Carvalho; ZAIA, Alexandre Augusto; GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; ALMEIDA, José Flávio Affonso de. Avaliação do efeito de medicações intracanais utilizadas na revascularização/revitalização pulpar na resistência de união (push-out) do MTA angelus branco® e MTA hp®. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018767. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/767. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a resistência de união de materiais bioativos utilizados em selamentos cervicais após diferentes medicações em dentes revitalizados. Dez incisivos centrais superiores permanentes foram selecionados. Os dentes foram seccionados horizontalmente a partir da junção amelodentinária em direção apical, obtendo-se 4 slices de 1mm de espessura de cada incisivo. Logo após, foram usinados 3 orifícios com 0.75 mm de diâmetro em cada slice. As amostras foram aleatoriamente distribuídas em 12 grupos (n=10), de acordo com a medicação intracanal e o selamento cervical utilizados. Os espécimes receberam uma irrigação padronizada e, em seguida, foram secos com cones de papel absorvente. Os 4 slices consecutivos de uma mesma raiz foram preenchidos isoladamente com uma das medicações avaliadas: hidróxido de cálcio P.A. associado à água destilada; hidróxido de cálcio P.A. associado à clorexidina gel a 2%; pasta dupla antibiótica ou pasta tripla antibiótica. Após 21 dias em estufa sob temperatura de 37°C, as medicações serão removidas e, em um mesmo slice, cada orifício usinado será preenchido com um dos materiais de selamento testados: MTA branco, MTA HP ou Endosequence Bioceramic Root Repair Material. Em seguida, os slices preenchidos serão armazenados em estufa sob temperatura de 37°C por 7 dias antes de se realizar o ensaio de push-out. A carga será aplicada a uma velocidade de 0,5 mm/min até o deslocamento do material, sendo o resultado expresso em MPa.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018767
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.