Avaliação epidemiológica de traumatismo dentário associada ao overjet e selamento labial em escolares do município de Piracicaba - SP - Brasil
PDF

Palavras-chave

Epidemiologia
Fatores de risco
Traumatismos dentários.

Como Citar

OLIVEIRA, Fernanda Moreno de; SOARES, Adriana de Jesus; NETO, Ana Carolina Correia Laurindo Cerqueira; GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; ALMEIDA, José Flávio Affonso de; ZAIA, Alexandre Augusto; QUELUZ, Dagmar de Paula; SILVA, Marina Angélica Marciano da. Avaliação epidemiológica de traumatismo dentário associada ao overjet e selamento labial em escolares do município de Piracicaba - SP - Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018433. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/433. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O trauma dental é um problema de saúde pública devido a sua alta prevalência, afetando aproximadamente 10-35% da população, sendo uma das principais causas de emergência odontológica em crianças e adolescentes. Durante a XXIV Jornada Odontológica de Piracicaba, realizada pela FOP-UNICAMP, o presente estudo foi realizado a fim de investigar a associação entre a ocorrência de traumatismos dentários e as sequelas decorrentes destes (mudança de coloração da coroa, fratura de esmalte e esmalte e dentina, ausência do elemento dental, presença de fístula, alteração da mobilidade e dente em infraposição) além de fatores de risco como overjet acentuado (>3mm) e proteção labial inadequada.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018433
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.