Caracterização dos efeitos da imunoterapia com OncoTherad no câncer de bexiga não-músculo invasivo
PDF

Palavras-chave

Câncer de bexiga
Imunoterapia
OncoTherad

Como Citar

SILVA, Melissa da; FAVARO, Wagner; DIAS, Queila; DURÁN, Nelson. Caracterização dos efeitos da imunoterapia com OncoTherad no câncer de bexiga não-músculo invasivo: análise da regressão tumoral e sobrevida pós-tratamento. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192307. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2307. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O câncer de bexiga urinária não-músculo invasivo (CBNMI) representa 70% dos carcinomas uroteliais e embora tenham uma sobrevivência prolongada, os pacientes que sofrem desta doença apresentam altas taxas de recorrência tumoral. O tratamento primário do CBNMI baseia-se no tratamento cirúrgico através da ressecção transuretral, seguido da imunoterapia com Bacillus Calmette-Guerin (BCG), no entanto os efeitos colaterais estão presentes em mais de 90% dos pacientes tratados com BCG. Diante deste cenário, nosso grupo de pesquisa desenvolveu um composto sintético com propriedades antitumorais e imunológicas, denominado OncoTherad. O OncoTherad teve sua segurança e eficácia comprovada em testes com animais e vem sendo administrado em pacientes humanos com câncer de bexiga recidivante, quando todas as alternativas de tratamento foram esgotadas, com excelentes resultados e mínimos efeitos colaterais. Assim, os objetivos deste estudo foram caracterizar os efeitos histopatológicos da imunoterapia com o OncoTherad, a regressão tumoral e a sobrevida pós-tratamento em ratos induzidos quimicamente ao CBNMI. O OncoTherad foi eficaz na regressão tumoral e apresentou taxas de sobrevida maiores do que as estimadas para os doentes que sofrem dessa neoplasia. Diante dos resultados, podemos concluir que esta imunoterapia pode constituir uma promissora alternativa para o tratamento do CBNMI.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192307
PDF

Referências

American Cancer Society. Disponível em: http://www.cancer.org/cancer/bladdercancer/detailedguide/bladder-cancer-key-statistics. Acesso em: 21/05/2019.

Askeland, E.J.; Newton, M.R.; O’donnell, M.A.; Luo, Y. Adv. Urol. 2012, 2012, 181987.

Rafnar, T.; et al. Hum Mol Genet. 2011, 20, 4268-4281.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.