Avaliação da associação de nanopartículas de prata e sinvastatina sobre culturas planctônicas e biofilme de Streptococcus oralis
PDF

Palavras-chave

Sinvastatina
Nanopartícula de prata
Streptococcus oralis.

Como Citar

ARAUJO, Marcela Kim Takemoto de; COGO, Karina; MAGRI, Sindy; CABALLERO, Nelson Eduardo Durán; DUARTE, Marta Cristina Teixeira. Avaliação da associação de nanopartículas de prata e sinvastatina sobre culturas planctônicas e biofilme de Streptococcus oralis. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018949. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/949. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana da sinvastatina e das nanopartículas de prata (AgNP) de forma isolada e em associação com sinvastatina (SIM) sobre a viabilidade e a formação de biofilme de Streptococcus oralis. As AgNP foram produzidas através do processo de biossíntese com culturas do fungo Fusarium oxysporum, sendo a sua formação acompanhada por UV-VIs, o tamanho e a forma foram analisados por DLS e por TEM respectivamente e a cristanilidade evidenciada por XRD. A atividade antimicrobiana da AgNP isolada ou em combinação com sinvastatina foi investigada em testes de Concentração Inibitória mínima (CIM) em cultura de Streptococcus oralis , ensaio de associação de antimicrobianos e de biofilme e microscopia eletronica de varredura. O presente estudo demonstrou que a associação entre AgNP-SIM foram siginificativamente semelhante a sinvastatina isolada e todos os compostos testados apresentaram diferenças em relação ao grupo sem tratamento(grupo controle).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018949
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.