Avaliação do nível de letramento em saúde bucal dos usuários das clínicas da faculdade de odontologia de Piracicaba
PDF

Palavras-chave

Alfabetização em saúde
Saúde bucal
Educação em saúde.

Como Citar

PEREIRA, Pâmela Letícia; MIALHE, Fabio Luiz; MENDES, Karine Laura Cortellazzi. Avaliação do nível de letramento em saúde bucal dos usuários das clínicas da faculdade de odontologia de Piracicaba. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181107. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1107. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresentou como objetivo avaliar os níveis de letramento em saúde bucal (LSB) de usuários adultos que frequentam as clínicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, SP por meio da aplicação do instrumento Health Literacy in Dentistry (HeLD-14). Uma amostra de 320 pacientes respondeu ao questionário. Verificou-se que o nível de LSB esteve associado a nível de escolaridade, renda, classificação da saúde bucal, motivo da última ida ao dentista e principal fonte de informação. Concluiu-se que o LSB é influenciado por diversas variáveis, necessitando-se da atenção de profissionais e gestores para seu aperfeiçoamento e cuidado em saúde.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181107
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.