Investigação dos sintomas de depressão e sua associação com ansiedade entre alunos de graduação em odontologia
PDF

Palavras-chave

Depressão
Ansiedade
Estudantes de odontologia.

Como Citar

WAISMAN, João Pedro Barroso; MENDES, Karine Laura Cortellazzi; POSSOBON, Rosana de Fátima. Investigação dos sintomas de depressão e sua associação com ansiedade entre alunos de graduação em odontologia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Depressão e ansiedade são cada vez mais frequentes entre alunos de graduação, podendo afetar seu desempenho acadêmico. Pessoas ansiosas podem apresentar mais sintomas de depressão. Objetivou-se investigar a prevalência de sintomas de depressão entre alunos de graduação em Odontologia e verificar a associação com a ansiedade-traço e variáveis socioeconômicas e demográficas entre os alunos. Participaram 261 graduandos em Odontologia (FOP-Unicamp), dos 5 anos de curso, no ano de 2018. Os alunos convidados a participar preencheram o Inventário de depressão de Beck (BDI) e o Idate-T (ansiedade-traço), além do questionário socioeconômico. Realizou-se análise descritiva dos dados. Análises brutas, estimando-se os Odds Ratios e Intervalos de 95% de Confiança,foram realizadas para testar a associação entre depressão e as variáveis independentes. Os testes estatísticos foram realizados pelo Bioestat 5.0. com significância de 5%. A média de idade dos alunos foi de 21,1 anos. Da amostra, 43,2% eram do sexo feminino, idade ? 21 anos e 93% moravam longe dos pais. Em relação a depressão, 44,8% tinham ausência ou sintomas depressivos mínimos e 55,2% tinham depressão, sendo que 70,9% de leve a moderada, 25,5% moderada a grave e 3,6% grave. Alunos que apresentaram alta ansiedade-traço tiveram 5,64 vezes mais chance de ter depressão do que aqueles com baixa ansiedade-traço. A prevalência de alunos com sintomas depressivos foi alta e a alta ansiedade-traço foi associada a presença de depressão.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018675
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.