Determinantes do preço da tarifa de transporte público urbano por ônibus

um estudo do caso de Limeira/SP

Autores

  • Lissa Vasconcellos Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Thaís Aparecida Dibbern Universidade Estadual de Campinas
  • Natasha Laís Crespo Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Martins Baia Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Van Noije Universidade Estadual de Campinas
  • Milena Pavan Serafim Universidade Estadual de Campinas
  • Juliana Pires de Arruda Leite Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

GEIPOT, Limeira, Tarifa de ônibus, Transporte público urbano.

Resumo

Este estudo buscou analisar os determinantes do preço da tarifa de transporte público urbano (TPU) por ônibus, tendo como estudo de caso o município de Limeira/SP. Metodologicamente, foram realizadas revisão bibliográfica e pesquisa documental do tema proposto. Como resultados, verificou-se que, no caso brasileiro, a prestação do serviço de TPU por ônibus ocorre de forma indireta, por meiode concessão para a iniciativa privada. No modelo de financiamento do sistema, o usuário pagante costuma arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes. A metodologia para o cálculo do preço da tarifa varia entre os municípios, dado que não há regulamentação para o uso de um modelo padrão. Dessa forma, foram levantadas as metodologias mais recorrentes na literatura, com especial atenção à metodologia de cálculo do Grupo de Estudos para Integração da Política de Transportes (GEIPOT), devido a sua utilização no município de Limeira/SP. Os determinantes do preço da tarifa de TPU por ônibus identificados foram: custos operacionais, subsídios extra-tarifários, gratuidades e benefícios aos usuários, vale-transporte, fatores estruturais, além de conflitos políticos e de interesse.

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Biografia do Autor

Lissa Vasconcellos Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas. Limeira, SP, Brasil.

Thaís Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Limeira, SP, Brasil.

Natasha Laís Crespo, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas. Limeira, SP, Brasil.

Priscila Martins Baia, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Limeira, SP, Brasil

Paulo Van Noije, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Laboratório de Estudos do Setor Público. Limeira, SP, Brasil.

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Laboratório de Estudos do Setor Público. Limeira, SP, Brasil.

Juliana Pires de Arruda Leite, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Laboratório de Estudos do Setor Público. Limeira, SP, Brasil.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

PINHEIRO, L. V.; DIBBERN, T. A.; CRESPO, N. L.; BAIA, P. M.; VAN NOIJE, P.; SERAFIM, M. P.; LEITE, J. P. de A. Determinantes do preço da tarifa de transporte público urbano por ônibus: um estudo do caso de Limeira/SP. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 9, p. 89–107, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/1476. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Estudos sobre a dinâmica econômica regional

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