Resumo
Este trabalho busca discutir as potencialidades e limites da Educação em Direitos Humanos (EDH) diante das “novas” ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais especificamente a universidade pública, se insere dentro dessa temática. Como resultados obteve-se que a EDH se encontra em processo de implementação e, com efeito, limita-se por não ser satisfatoriamente integrada nos sistemas de ensino em geral. Assim, para que sua incorporação seja concretizada no âmbito do ensino superior, alguns desafios devem ser considerados, como é o caso da própria formação docente; os processos crescentes de mercantilização da universidade pública e a privatização do ensino superior; a fragilidade histórica da integração entre ensino, pesquisa e extensão; a dificuldade em se estabelecer um contato mais sistemático e profícuo entre a universidade e segmentos e classes sociais mais pobres e com direitos violados; e, por fim, as dificuldades na democratização do acesso à universidade.

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Copyright (c) 2018 Thaís Aparecida Dibbern, Milena Pavan Serafim, Mauro Cardoso Simões