A educação em direitos humanos no ensino superior e a ascensão do “novo fascismo”

Autores

  • Thais Aparecida Dibbern Universidade Estadual de Campinas
  • Milena Pavan Serafim Universidade Estadual de Campinas
  • Mauro Cardoso Simões Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Direitos humanos, Novo fascismo, Universidade.

Resumo

Este trabalho busca discutir as potencialidades e limites da Educação em Direitos Humanos (EDH) diante das “novas” ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais especificamente a universidade pública, se insere dentro dessa temática. Como resultados obteve-se que a EDH se encontra em processo de implementação e, com efeito, limita-se por não ser satisfatoriamente integrada nos sistemas de ensino em geral. Assim, para que sua incorporação seja concretizada no âmbito do ensino superior, alguns desafios devem ser considerados, como é o caso da própria formação docente; os processos crescentes de mercantilização da universidade pública e a privatização do ensino superior; a fragilidade histórica da integração entre ensino, pesquisa e extensão; a dificuldade em se estabelecer um contato mais sistemático e profícuo entre a universidade e segmentos e classes sociais mais pobres e com direitos violados; e, por fim, as dificuldades na democratização do acesso à universidade.

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Biografia do Autor

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Limeira, SP, Brasil.

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Laboratório de Estudos do Setor Público. Limeira, SP, Brasil.

Mauro Cardoso Simões, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Centro de Ciências Humanas e Sociais. Limeira, SP, Brasil.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

DIBBERN, T. A.; SERAFIM, M. P.; SIMÕES, M. C. A educação em direitos humanos no ensino superior e a ascensão do “novo fascismo”. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 9, p. 123–139, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/1478. Acesso em: 23 set. 2023.

Edição

Seção

Integração e interação entre organizações e sociedade civil